Sugestões de práticas de ensino da oralidade em língua inglesa no formato remoto

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e219323
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
9
1
Coleções
Resumo
Desde a implementação da Internet, o ensino de línguas adicionais (LEFFA; IRALA, 2014) tem mudado e se adaptado para ajudar os alunos a aprender um novo idioma. Durante o período de isolamento da pandemia de COVID-19, doença contagiosa que se alastrou pelo mundo a partir do ano de 2020, as aulas onlineforam extremamente relevantes para a continuidade da Educação e, na nossa visão, tendem a ser o futuro nos institutos de idiomas. Além disso, a crescente implantação de cursos onlineantes, durante e depois da pandemia, tem sido uma alternativa para os aprendizes que desejam interagir com outros alunos, mas não podem frequentar integralmente as aulas presenciais. Paralelamente, é possível acreditar que uma parcela dos professores de idiomas não foi preparada para ensinar as habilidadeslinguístico-discursivas no formato online. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é, a partir dos conceitos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006, 2008) e da multimodalidade e dos multiletramentos (ROJO, 2009, 2016; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), apresentar sugestões de práticas ao professor para que ele possa desenvolver o ensino onlinecom foco na produção oral. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sitesrelacionados aoensino oral no formato remoto. Essa pesquisa resultou em sete sugestões de práticas voltadas para o ensino onlineda oralidade em língua inglesa, que têm como intuito ampliar a interação entre os pares através das abordagens multimodais e representações multiletradas que permeiam os atuais contextos sociais.

Since the implementation of the Internet, the practice of teaching additional languages (LEFFA; IRALA, 2014) has changed and adapted to help students learn all over the world. During the isolation period of the COVID-19 pandemic, a contagious disease that spread around the world in 2020, online classes were extremely relevant to the continuity of Education and arelikely to become the future of language institutes. In addition, the increasing implementation of online courses before, during, and after the pandemic has been an alternative for learners who wish to interact with other students but cannot fully attend face-to-face classes. At the same time, it is possible to believe that some language teachers are not prepared to teach language skills in the online format. In this context, basedon the concepts of socio-discursive interactionism (BRONCKART, 2003, 2006, 2008) multimodality, and multiliteracies (ROJO, 2009, 2016; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), the purpose of this article is to present suggestions of practices toteachers who wish to teach English speaking in online contexts. The methodology consisted of bibliographic research from different sources such as books, articles, and websites related to oral teaching in the remote format. The search resulted in seven suggestions of practices that aim at increasing interaction among peers through multimodal approaches and multilingual representations that permeate current social contexts.

Desde la implementación de Internet, la enseñanza de lenguas adicionales(LEFFA; IRALA, 2014) ha cambiado y se ha adaptado para ayudar a los estudiantes a aprender un nuevoidioma. Durante el período de aislamiento de la pandemia de COVID-19, una enfermedad contagiosa que se extendió por todo el mundo a partir del año 2020, las clases en línea fueron extremadamente relevantes para la continuidad de la Educación y, en nuestraopinión, tienden a ser el futuro en los institutos de idiomas. Además, la creciente implantación de los cursos en línea antes, durante y después de la pandemia, ha sidouna alternativa para los estudiantesque desean interactuar con otros estudiantes, pero no pueden asistir plenamente a las clases presenciales. Al mismo tiempo, es posible pensar que algunos profesores de idiomas no han sido preparados para enseñar competencias lingüístico-discursivas en el formato enlínea. En este contexto, el objetivo deeste artículo es, a partir de los conceptos de interaccionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006, 2008), multimodalidad y multiletramentos(ROJO, 2009, 2016; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), presentar sugerencias de prácticas a losdocentes para que puedan desarrollar una enseñanza en línea centrada en la producción oral. La metodología utilizada en este artículo fue la investigación bibliográfica en libros, artículos y sitios web relacionados con la enseñanza oral en formato remoto. Esta investigación resultó en siete sugerencias de prácticas enfocadas a la enseñanza en línea de la oralidad en en lengua inglesa, que tienen como objetivo aumentar la interacción entrelospares a través de enfoques multimodales y representaciones multilingues que permean los contextos sociales actuales
Descrição
Palavras-chave
Ensino online, Língua inglesa, Oralidade, Online teaching, English language, English speaking, Enseñanza en línea, Inglés, Oralidad
Citação
BORBA, Victor Henrique Rodrigues de ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys. Sugestões de práticas de ensino da oralidade em língua inglesa no formato remoto. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 9, n. 1, p. e219323. 2023. https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2193. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2193. Acesso em: 2024-02-29