Navegando por Autor "ZANCUL, Mariana de Senzi"
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- ItemCompetências curriculares para o letramento científico em saúde: potencialidades e limitações em uma Instituição Federal de Educação Profissional(2020) COSTA, Sueli da Silva; ZANCUL, Mariana de SenziA pesquisa apresentada no presente trabalho teve como objetivo promover a análise acerca da inserção do letramento científico focado na a educação em saúde nos currículos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília (IFB),para coleta de dadosutilizou-se análise documental e para a avaliação optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Pesquisou-se as competências relativas ao Letramento científico de caráter prático em saúde presentes nas componentes de ciências da natureza nos dezessete planos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFB. Cinco planos de curso não apresentaram competências relativa ao LC para o ES. Os outros doze apresentaram competências que foram categorizadas da seguinte maneira: 1. Relação saúde/ambiente; 2. Estratégias de manutenção da saúde; 3. Avanços tecnológicos e saúde; 4. Saúde/Políticas e sociocultural. Verificou-se que a inclusão destas categorias de temas no currículo dos cursos técnicos integrados ao EM do IFB procura convergir para a formação cidadã através de estratégias de letramento que,primeiramente,são previstas no currículo dos cursos e depois materializadas no cotidiano escolar.
- ItemEducação alimentar na escola: para além da abordagem biológica(2017) ZANCUL, Mariana de SenziThe feeding behavior of the human being is not limited to food intake, i.e., eat not only to maintain the vital activities, but we used to eat as a way to get pleasure, provide coexistence and contain certain anxieties. So the food is a complex process that goes beyond the biological need and is influenced by various social, cultural, geographic, religious or emotional. However, with regard to the school environment, nutrition education, Brazil, is still predominantly studied and practiced from the standpoint of health and disease. This paper aims to question and propose a reflection on the way the Food Education school has been treated at school, stressing the importance of actions and practices that go beyond the purely biological approach.
- ItemEducação alimentar na escola: para além da abordagem biológica(2017) ZANCUL, Mariana de SenziO comportamento alimentar do ser humano não se resume à ingestão de alimentos, ou seja, comemos não apenas para manter as atividades vitais, mas recorremos às refeições como forma de obter prazer, propiciar a convivência e conter determinadas ansiedades, por exemplo. Portanto, a alimentação é um processo complexo, que ultrapassa a necessidade biológica e recebe influência de vários fatores sociais, culturais, geográficos, religiosos ou afetivos.