Navegando por Autor "VITORINO, Artur José Renda"
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- ItemApresentação(2018) MATOS, Isla Andrade Pereira de; VASCONCELLOS, Camilo de Mello; VITORINO, Artur José RendaTrata-se de texto de apresentação do dossiê temático "Educação em museus: a didática museológica e o caráter educativo dos objetos em contextos patrimoniais".
- ItemDesafios para a realização de Pesquisas Educacionais: articulando diferentes áreas do conhecimento(2020) TEIXEIRA, Cauê Ferreira; Pires, André; VITORINO, Artur José RendaPesquisas e planejamentos educacionais têm esbarrado em inúmeras dificuldades, principalmente metodológicas, para desenvolver-se. Neste artigo, discutiremos as dificuldades existentes em pesquisas educacionais referentes à linguagem, às relações entre a pedagogia e as outras ciências humanas, aos riscos do abstracionismo pedagógico, aos desafios para que a Pedagogia estabeleça uma metodologia própria e à postura do pesquisador ante seu objeto, que constantemente constitui-se como outro sujeito. Objetivamos, assim, contribuir para reflexões acerca da importância do desenvolvimento de pesquisas educacionais que não enveredem por um abstracionismo pedagógico, tampouco por um teoricismo vago.
- ItemEducação patrimonial: a atualidade da pedagogia Freinet na didática das ações educativas em museus(2018) MATOS, Isla Andrade Pereira de; VITORINO, Artur José RendaEste texto busca aproximar a pedagogia do educador francês Célestin Freinet da educação patrimonial a partir de uma experiência concreta de pesquisa em um museu.
- ItemIdeologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira(2015) ROLANDI, Verônica de Freitas; VITORINO, Artur José RendaThis work discusses issues regarding the fulfillment of the law 11,645/2008 that deals with mandatory african-Brazilian and indigenous history and culture content in all curriculum subjects. Two instructional sequences presenting this theme are analyzed, both found in the seventh volume of the Cercanía Spanish book collection, approved by PNLD-2014 for adoption in the last years of Brazilian elementary school. The theoretical basis of these analyzes are the Axel Honneth's Theory of the Struggle for Recognition (HONNETH; 2009) and the Michel Debrun's Ideological Concealment (1959; 1989; 1990). The first theory produces arguments for education against forms of disrespect. The second one explains the mechanisms that act to obliterate the student and prevent him from seeing himself as a "subject" and "act as a citizen." From the first analysis we observe that the material provides sources for the teacher/mediator, allowing inter-subject recognition for the student (HONNETH; 2009). In the second analysis, we observe that the Ideological Concealment obliterates the reader and do not let him to see that the harmonious coexistence between indigenous, European and black races is a referential illusion, an analog on generator that hides the asymmetry between the top and the bottom of the Brazilian social pyramid (DEBRUN, 1959; 1989)