Navegando por Autor "VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães"
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- ItemA arte da desaparição como experimentação tateante de pensamento: contribuições à pesquisa educacional(2021) VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RIBEIRO, Cintya ReginaO artigo tem como objetivo discutir as implicações da forma ensaística de pensamento para o campo da pesquisa educacional. A partir da triangulação de forças entre o pensamento de Michel de Montaigne, Enrique Vila Matas e Gilles Deleuze-Félix Guattari, o estudo explora de que modo, na aurora da subjetividade moderna, certa arte do retrato, produzida a partir da forma ensaística desenvolvida por Montaigne, permitiu a emergência de um modo de experimentação tateante do pensamento, cujo horizonte se volta a uma condição de desaparição. O trabalho visa esmiuçar essa distinta arte do retrato dedicada à desaparição, focando-se em sua potência fabulatória, bem como explorar suas ressonâncias nos modos como concebemos o ofício do pesquisador, sobretudo no campo educacional, em contraposição a outra arte de retrato denominada cartesiana. Por fim, a discussão aponta que a desaparição, ao instaurar outra geografia de pensamento, possibilita ao pesquisador educacional mobilizar procedimentos outros tendo em vista ensaiar o impensável.
- ItemA cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura(2022) VINCI, Christian Fernando Ribeiro GuimarãesEste ensaio almeja pensar os elementos constitutivos da cultura ensaística surgida nos séculos XVI e XVII, e de que maneira essa cultura vem sendo recuperada nos meios universitários contemporâneos. Apropriada tanto pelos adeptos de um ensaísmo acadêmico — autores interessados em combater a sanha produtivista que tomou de assalto a pesquisa acadêmica — quanto pela produção educacional inspirada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, interessada em erigir uma poética do pesquisar de tom mais fabulatório. O ensaio seguirá o seguinte excurso argumentativo: em primeiro lugar, apresentaremos a emergência de uma cultura ensaística na Europa ao longo dos séculos XVI e XVII, atentando para o fato de que o ensaio não surge apenas da pena de um ou outro renomado autor — Michel de Montaigne ou Francis Bacon|| antes, configura-se como um modo de pensamento preocupado em apreender e experienciar a crise de consciência europeia de uma maneira distinta daquela buscada pelo racionalismo. Em seguida, procuraremos compreender como essa cultura ensaística resgata certa ideia de fabulação que, de algum modo, ressoará no pensamento de Gilles Deleuze como uma crença no mundo|| por fim, finalizaremos com alguns breves apontamentos sobre como essa cultura ensaística ressoa nas discussões promovidas tanto pelos adeptos do ensaísmo acadêmico, em sua luta contra o produtivismo, quanto pela produção educacional deleuziana e deleuzo-guattariana recente.
- ItemEntre o professor público e o pensador privado: a figura do mestre em Deleuze(2018) VINCI, Christian Fernando Ribeiro GuimarãesGilles Deleuze paid special attention to the concept of learning. Conceived as an involuntary process initiated by a violent encounter with heterogeneous signs that lead us to think, the deleuzian notion of learning seems to grant no space for any figure imbued with professorial authority. Learning, in Deleuze, would be presented as an immanent process which, in theory, would dispense figures such as those masters or teachers. Nevertheless, in several moments of his work, the french philosopher defended the importance of having masters or teachers. In order to elucidate this apparent contradiction, this article will try to think how the figure of the master coexists within the notion of learning forged by Deleuze. To do so, we will rescue the Deleuzian distinction between the public teacher and the private thinker, taking them as triggers to think the figure of the master. We believe that distinction, as opposed to Immanuel Kant's notions of private use and public use of reason, would allow us to think of the master as responsible for breaking with the kantian judicial universe and capable of offering a glimpse of a thought without any judicial ballast or representative -the ultimate intent of the philosophy of Deleuze and Deleuze-Guattari.
- ItemImplicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil(2015) VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RIBEIRO, Cintya ReginaThis study aims to trace modes of dissemination and appropriation of the thought of Gilles Deleuze and Félix Guattari in Brazil, in order to grasp the implications onthe Brazilian educational field. Methodologically, the study outlines the conditions of emergence of these forms of appropriation, taking the media Folha de S.Paulo as a strategic axel of research. Furthermore, we analyze how these French thinkers work based on thepolitics of writing, how it modulates forms of experimentation. As a result, the research shows that the educational field declines a polarization between ascetic and exegetical forms, seeking to build a field of experimentation situated between both.