Navegando por Autor "VIANA, Odalea Aparecida"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAprendizagem significativa de estratégia para resolução de sistemas de equações(2021) VIANA, Odalea Aparecida; RODRIGUES JÚNIOR, RodrigoO objetivo deste trabalho é analisar a potencialidade significativa de uma proposta didática para ensino de uma estratégia algébrica de resolução de sistemas de equações do primeiro grau a partir de estratégias aritméticas de resolução de problemas. Fundamentou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, em especial para o caso de procedimentos algébricos. A proposta foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional e aplicada pelo professor em uma turma de 24alunos do oitavo ano do ensino fundamental da rede pública. Considerou-se que a proposta didática tinha características de um materialpotencialmente significativo;que foram atendidas algumas funções da atividade docente no processo de aprendizagem de procedimentos;que há indícios de que os alunos conseguiram atuar de maneira independentee que a proposta pode ter contribuído para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
- ItemModelagem de logotipos figurais no geogebra: uma análise do processo e dos conceitos e habilidades requeridos(2022) VIANA, Odalea Aparecida; GABRIEL, Giselle Alves de Freitas; TEIXEIRA, Fernanda da SilvaEste trabalho descreve a experiência obtida em um curso oferecido a professores e estudantes de matemática na forma de uma ação de extensão de uma universidade federal em que se pretendia tratar de aspectos teóricos e práticos da aprendizagem em geometria e da utilização do software GeoGebra. Tem-se como objetivo analisar a atividade de modelagem de logotipos figurais que foi aplicada no mencionado curso, identificando: (a) as fases do processo; (b) os níveis de formação conceitual exigidos e (c) as habilidades geométricas requeridas. A coleta de dados baseou-se nas construções e nos protocolos arquivados no GeoGebrae nas ações e exposições verbais da ministrante do curso –identificáveis nas videoaulas gravadas. Foram identificadas as fases de interação, de matematização e de modelo matemático, os níveis 2 e 3 de formação conceitual e as habilidades visual, verbal, lógica e gráfica. Considerou-se que a modelagem de logotipos figurais com a utilização do GeoGebrapode ser uma prática que auxilie os alunos nodesenvolvimento do pensamento e das habilidades geométricas no ensino fundamental e médio