Navegando por Autor "VASCONCELOS, Maria Celi Chaves"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemArquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente(2022) VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CUNHA, Maria Teresa Santos; ALMEIDA, Doris Bittencourt; ERMEL, Tatiane de Freitas; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiO campo acadêmico geral da História e, especialmente, da História da Educação, neste século XXI, presencia a ocorrência de uma fascinação por guardar, materializada naobsessão pela memória, visível em nossa cultura histórica pela presença e criação constante de museus, centros de memória, arquivos. Tal fato torna-se, cada vez mais, uma demanda dos nossos dias e tem feito emergir uma necessidade de preservação documental, materializada (HUYSSEN, 2000, p.9-14) em um novo estatuto teórico e metodológico, que considera os arquivos pessoais como conjuntos de papéis/objetos, material audiovisual ou iconográfico, produzidos, em geral, na intimidade e reunidos no decurso da vida de uma pessoa (BELLOTO, 2014).
- ItemComo educar os filhos na casaa Educação & Formação doméstica no jornal a Mãi de família(2018) VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; PAIVA, Priscila PedroThis study correlates to domestic education in the province of Rio de Janeiro in the second half of the 19th century, focusing on the newspaper A Mãi de Familia. The central objective is the analysis of editorials and articles that alluded to this way of educating children and young people, examining aspects discussed by the editor-in-chief of the newspaper, Doctor Carlos Costa and their collaborators. The methodology applied the use of a qualitative, historical-documentary research, whose sources are essentially copies of the newspaper, during the period in which it circulated, from January 1879 to November 1888. The theoretical dialogue emphasized the Brazilian press in the 19th century, notably with studies of newspapers related to families. The conclusion is that the newspaper A Mãi de Familiaintended to give a statute of scientificity to the daily life of mothers and their children, recognizing the importance of education in the domestic environment and sometimes criticizing existing schools.
- ItemOs Conselhos Municipais de Educação no Brasil: um balanço das referências nacionais (1996-2002)(2006) SOUZA, Donaldo Bello de; VASCONCELOS, Maria Celi ChavesThe present task was done based on an expressive draft of the scientific Brazilian production about the theme Politics, Administration and Finance of the Municipal Public Systems of Education in Brazil, between 1996-2002 which resulted in a summary of 355 published references in the country, corresponding to the production of about 266 authors. From this theme analysis, emerged, between other questions, data that permitted a brief balance about the theoric – conceptual and theoric – empirical production that verse on the councils of the education area in Brazil, referring to that period, focusing, specially, on the references that take as a central object or a secondary one of the Municipal Council of Education (CMEs) and the Council of Accompamiment and Social Control (CACSs) considering three segments from this last type of council: from FUNDEF, from PNAE and from the actual Scholarship Family Program. As a summary of its main results, unitially, it can be showed the fact that no studies were turned to the last two Federal programs, having exclusively, a low concentration of work in FUNDEF. Individual references reign, whose scientific production, mainly, is originally from the Southeru Region, being appealing the worries about the problem of the participation of the local society on councils. Finally, it's na urge for the necessity to understand better the nature and functioning of these councils, turning the objects from a wider quantitative and qualitative universe, focusing, above all, the social intervention.
- ItemUma coleção para guardar e ensinar: o caderno de receitas da viscondessa do Arcozelo(2022) VASCONCELOS, Maria Celi ChavesO artigo em pauta tem como objetivo central analisar aspectos presentes nas anotações do caderno de receitas da viscondessa de Arcozelo, como um artefato que faz parte dos arquivos privados femininos, em especial, das mulheres oitocentistas, cujo cotidiano voltado para casa e família revestia-se de poucas possibilidades de escrita íntimas, notadamente aquelas caracterizadas como narrativas pessoais. Em um plano mais específico, busca-se verificar como o caderno de receitas pode ser considerado também um modo de educação, por meio dos conhecimentos e das práticas que pretendia guardar e preservar para ensinar a outras mulheres. A fonte principal do estudo é o caderno de receitas, analisado como um documento que contém traços de intimidade e cuidado, alimentado em um arquivo pessoal e elaborado por sua titular como uma coleção, a partir da inter-relação com outras mulheres que faziam parte das sociabilidades geracionais do seu tempo. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa essencialmente documental, que confronta esse manuscrito com outros produzidos pela mesma autora, como o seu diário, além da bibliografia referente ao cotidiano feminino de mulheres letradas no século XIX. Ao final, conclui-se com a apreciação desse arquivo pessoal como um importante testemunho da cultura material e da vida cotidiana com seus usos e costumes nas casas-grandes oitocentistas.