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Navegando por Autor "TREVISAN, Amarildo Luiz"

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    A curricularização do ‘espetáculo’ na nova Base Nacional Comum Curricular
    (2023) CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo Luiz
    A obra Formação espetacular!:educação em tempos de Base Nacional Comum Curricu-lar 2022), de André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, reflete sobre o campo das políticas públicas de educação e os paradoxos alicerçados na própria Base Nacional Comum Curricular – BNCC do ensino médio, no sentido de que ela despreza a história orgânica na área e os processos socioculturais de reconhecimento humano; isso repercute na instabilidade e no declínio do ensino médio, em favor de uma espécie de espetacularização da formação, concebida pelo modus operandi da burguesia e por refor-mas educacionais.
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    A hermenêutica do si-mesmo na efetivação da linguagem docente
    (2024) TREVISAN, Amarildo Luiz; LUZ, Ercília Maria de Moura Garcia
    O trabalho utiliza os conceitos de si-mesmo e reconhecimento de Paul Ricoeur para analisar a linguagem docente sob uma perspectiva hermenêutica diante da violência escolar. Destaca a importância de transcender a subjetividade para estabelecer uma relação intersubjetiva saudável, o que exige uma predisposição para repensar o eu. O estudo referencia a tragédia de Antígona e a filosofia da linguagem para ampliar o cultivo da humanidade na Educação. Enfatiza a necessidade de uma abordagem ética na prática pedagógica, incluindo compreensão de si, relação interpessoal, expressão respeitosa e reconhecimento mútuo. Destaca a importância do “poder-dizer”, o que requer uma reformulação dos fundamentos educacionais para promover o reconhecimento mútuo, evitando, assim, a violência.
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    Epistemologia da violência na educação no contexto da biopolítica contemporânea
    (2018) TREVISAN, Amarildo Luiz
    Com este estudo visou-se analisar a questão da violência do ponto de vista da sua relação com a ausência da preocupação, na educação, em trabalhar com situações de conflito. Para isso, investigou-se a tese da complementaridade entre epistemologia e hermenêutica, a verdade que vem das tradições e os achados empíricos, como forma de tencionar alguns conceitos correntes na relação entre filosofia e educação. Além disso, preocupou-se em descobrir como a temática da violência aparece e se constitui ponto de referência às ações educativas contemporaneamente e como é possível fazer frente a esse contexto a partir da aproximação entre racionalidade e historicidade. Com isso, propôs-se redimensionar a correlação da violência com a educação e a cultura.
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    Formação docente na perspectiva da pedagogia das competências
    (2015) TREVISAN, Amarildo Luiz; ALBERTI, Dirceu
    O artigo aborda a formação docente na perspectiva da filosofia da educação,a fim de reconhecer o caráter instrumental presente na Pedagogia das Competências. Desse modo, o objetivo foi analisar quais as possibilidades e os limites das competências para a formação docente na perspectiva da teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas. O referencial teórico é embasado na abordagem hermenêutico-reconstrutiva habermasiana, considerando a necessidade do restabelecimento de uma postura dialógica e crítico-emancipatória na formação docente. As discussões são centralizadas criticamente na teia que amarra a educação aos interesses do sistema, especialmente na tarefa de adaptar a sociedade e os cidadãos à ordem econômica vigente.
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    O amor ao saber em tempos de hamartia / The love of knowledge in times of hamartia
    (2014) TREVISAN, Amarildo Luiz
    O artigo apresenta uma reflexão a respeito da relação de amor com o conhecimento em tempos de hamartia. Partindo de um episódio relatado no romance A culpa é das estrelas, de John Green, que narra a trajetória de uma garota com câncer e fim trágico próximo, questiona o atual estágio do conhecimento, propondo discutir a necessidade de novas formas de expressão no contexto pós-traumático. Procura desvendar essa questão expondo a racionalidade escondida por trás do amplo panorama de tratamento das catástrofes, bem como alguns déficits das políticas oficiais adotadas no Brasil, com ênfase no enfoque multidisciplinar. Nesse sentido, a relação entre “educação, muldisciplinaridade e diversidade” é vista sob a perspectiva de articulação entre sofia e hamartia.

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ISSN 1518-6385

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