Navegando por Autor "TORTELLA, Jussara Cristina Barboza"
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- ItemAutorregulação da aprendizagem: pesquisas com intervenção nas séries iniciais do ensino fundamental(2025) TORTELLA, Jussara Cristina Barboza; CUNHA, Neide de BritoTrata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de mapear os resultados de estudos de intervenção com o uso do livro paradidático “As Travessuras do Amarelo” e fundamentados na Teoria Social Cognitiva, O levantamento foi realizado nas bases de dados Portal de Periódicos da Capes, Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico, com foco nas séries iniciais do ensino fundamental, A partir da leitura dos materiais selecionados, buscou-se identificar padrões dentre os resultados, seguindo fases apontadas por Braun e Clark (2006) no processo de análise temática, Foram encontradas 7 dissertações e teses e 7 artigos que utilizaram efetivamente o material como recurso para intervenção, nos quais o público-alvo foi majoritariamente de alunos do 5º ano, Pela descrição dos trabalhos foi possível verificar as contribuições que esse livro proporcionou para a promoção da autorregulação da aprendizagem em diferentes contextos, como ferramenta didática, As intervenções possibilitaram, por meio da reflexão dos trechos da narrativa, que os alunos construíssem suas próprias interpretações e utilizassem as estratégias aprendidas nas diferentes situações de sala de aula e na vida,
- ItemAutorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental(2015) OLIVEIRA, Maria Fernanda Kosour de; TORTELLA, Jussara Cristina BarbozaEste trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisada a utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação. Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.
- ItemAvaliação da aprendizagem e formação de professores em Angola(2012) ALFREDO, Francisco Caloia H.; TORTELLA, Jussara Cristina BarbozaO artigo analisa a política de avaliação da aprendizagem para a formação de professores de nível Médio em Angola, implementada em 2004, pautada nos princípios da avaliação formativa, proposta para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. As reflexões têm como referência documentos nos quais se destacam as diretrizes de procedimentos nas avaliações em sala de aula. Os documentos oficiais indicam que a avaliação formativa realiza-se a partir de classificações diárias, semanais, mensais e trimestrais na base de fórmulas estabelecidas, e a avaliação somativa a partir de provas e exames de aptidão profissional. Além disso, a média dos resultados finais das avaliações realizadas pelo professor ao longo do processo de ensino e aprendizagem atribui-se 40%, e à classificação final do ano letivo, 60%. A pesquisa realizada aponta que a política de avaliação não parece evidente na função da avaliação formativa e não apresenta diferenças com a avaliação somativa. A grande centralização das avaliações na classificação e medição dificilmente favorece a democraticidade na construção da aprendizagem.