Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TORRES, Carla Michele Ramos"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e emancipação em Karl Marx e Theodor Adorno
    (2017) TORRES, Carla Michele Ramos
    Os conceitos são históricos e isso significa compreendê-los à luz do contexto temporal e espacial dos diferentes sujeitos. No intuito de contribuir com o pensamento filosófico da história da educação, o presente artigo analisa a concepção de Educação e Emancipação de Karl Marx e Theodor Adorno, com base em seus próprios escritos. Fundamentado no materialismo histórico dialético, o estudo procura observar a conjuntura histórica de cada intelectual e a relação desta com o pensamento de ambos. Espera-se identificar as principais divergências e similaridades conceituais entre esses teóricos, principalmente no entendimento acerca da educação para a emancipação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O novo ensino médio no respaldo liberal: uma consolidação dos princípios mundializados nas políticas educacionais no estado brasileiro contemporâneo
    (2022) SILVA, Isis Tomas da; MORETTO, Luciana Nair; KRONBAUER, Glaucia Andreza; TORRES, Carla Michele Ramos; PALHANO, Isabel Castilho
    A pesquisa tem como objetivo analisar como o pensamento liberal influencia as políticas educacionais no Estado brasileiro contemporâneo. Trata-se de um estudo documental que terá como fontes a Lei Federal n. 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. Estudo do qual foi realizado à luz do materialismo histórico dialético. Portanto chega-se ao entendimento que esta flexibilização curricular garantida nos referidos documentos, apesar de mencionar a liberdade do jovem na escolha do itinerário curricular, este acaba sendo induzido na sua opção enquanto condição de estar atendendo uma demanda de qualificação técnica para o mercado de trabalho condicionada pelo capitalismo mundial.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os impressos estudantis e a história da educação
    (2018) TORRES, Carla Michele Ramos; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura
    O artigo apresenta os resultados do estado da arte da pesquisa de doutorado História, Educação e Imprensa Estudantil: o pensamento progressista na revista Movimento da UNE, 1962-1963. O objetivo é demonstrar como a história da educação brasileira pela imprensa estudantil foi abordada nas produções acadêmicas stricto sensu dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, tendo como ponto de partida os estudos que possuem como fonte primária ou objeto de investigação a imprensa estudantil. O levantamento permitiu mapear treze dissertações, a maioria sob o viés da história cultural, revelando uma carência de trabalhos fundamentados no materialismo histórico dialético, bem como o ineditismo da pesquisa doutoral em construção.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão