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Navegando por Autor "TAVARES, Maria Tereza Goudard"

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    A(s) infância(s) e as questões éticas e epistemológicas na pesquisa com crianças
    (2023) TAVARES, Maria Tereza Goudard; LISBOA, Adrielle; CARDOSO, Carla Verônica Corrêa
    Este artigo é fruto de estudos e debates realizados por pesquisadores e pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Diversidade Cultural (Gifordic) acerca de questões éticas e epistemológicas presentes na pesquisa com crianças. O texto busca problematizá-las diante dos procedimentos teóricos e metodológicos adotados em investigações realizadas pelo Gifordic no campo da Educação Infantil, discutindo trabalhos que abordam o direito à cidade de crianças que vivem e produzem suas educabilidades em periferias urbanas, especialmente na cidade de São Gonçalo/RJ. Pensamos ser necessário aprofundar a concepção da ética nas pesquisas com crianças como uma experiência de conhecimento.
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    Apresentação: Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos
    (2021) PITANO, Sandro de Castro; TAVARES, Maria Tereza Goudard
    A organização do Dossiê Temático “Paulo Freire e a Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos”, pensada com o objetivo de colocar em diálogo produções inéditas de pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do Brasil e de diferentes filiações acadêmicas e institucionais, inspirou-se no IV Seminário Temático do GT 06 - Educação Popular da Anped, em setembro de 2020.
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    Educação popular e movimentos sociais contemporâneos
    (2015) TAVARES, Maria Tereza Goudard
    O artigo resulta de um esforço de delimitação de um campo teórico-conceitual que possa corporificar com alguma propriedade política e epistêmica algumas das tendências hegemônicas de Educação Popular (EP). Reconhecemos que, embora a palavra hegemonia possa estar na atualidade sob forte suspeição, o seu uso em nosso artigo não significa uma “vontade de verdade” e/ou de “poder”, e sim uma predisposição visceral para a dialogicidade, para a aventura de pensamento que, sem abrir mão do rigor e dos seus compromissos éticos e políticos, vem apostando em conexões epistêmicas mais transversais. Assim, abrindo mão de toda e qualquer tentativa de explicação mais totalizadora dos caminhos da EP na atual conjuntura educacional brasileira, afirmo que a EP é um campo teórico-prático que escolhemos trilhar, em função de escolhas políticas e ideológicas. Por isso, a EP expressa afinidades eletivas de nossas trajetórias, dado o longo convívio com o cotidiano da escola, tanto como professora de crianças, como formadora de professores(as) na Universidade. Deste modo, embora nos preocupemos com questões mais epistemológicas da Educação Popular, questões relacionadas à travessia da Educação Popular junto aos movimentos sociais em nosso país e na América Latina, o que nos move, nos identifica e qualifica essa nossa ação compartilhada é o “mundo da escola”.
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    Uma vida em defesa da educação popular: entrevista com Danilo R. Streck
    (2021) PITANO, Sandro de Castro; TAVARES, Maria Tereza Goudard; STRECK, Danilo Romeu

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ISSN 1518-6385

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