Navegando por Autor "SOUZA, Vânia de Fátima Matias de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscola sem partido e as discussões de gênero e sexualidade: impactos curriculares(2021) SANTOS, Marina Silveira Bonacazata; MIESSE, Maria Carolina; CARVALHO, Fabiana Aparecida de; QUEIROZ, Leonardo Cordeiro de; SOUZA, Vânia de Fátima Matias deA investigação objetiva analisar o impacto do conservadorismo do Movimento Escola Sem Partido (MESP) na abordagem das temáticas de gênero e sexualidade dentro da política curricular da educação básica brasileira. Ancorada em análise documental, a pesquisa discute a conjuntura histórica e educacional e a conformação das ideologias do movimento nas políticas educacionais, em especial, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o texto discorre sobre a história do programa, bem como aborda o combate às questões de gênero pautado em uma postura conservadora e sua relação com a aprovação da BNCC.
- ItemPlano nacional de educação (2014-2024): reflexões sobre a alfabetização e o letramento(2020) YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; OLIVIERA, Lucilia Vernaschi de; RUIZ, Nathália Fafarão; SOUZA, Vânia de Fátima Matias deO objetivo desse estudo é discutir a meta 5 do PNE, que institui que a alfabetização das crianças deve acontecer, no máximo, até o terceiro ano do ensino fundamental. Para isso, além da referida meta e de suas respectivas estratégias, em nossa discussão sobre a alfabetização da criança, elencamos as duas formas de avaliação externa para este ciclo de ensino: a Provinha Brasil e a Avaliação Nacional Infantil (ANA).