Navegando por Autor "SIRINO, Marcio Bernardino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA avaliação da aprendizagem dos educandos que permanecem em tempo integral no município de Angra dos Reis/RJ por meio do programa novo mais eEducação: discussões preliminares sobre o papel da educação na construção do conhecimento(2018) SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia FláviaA partir da inserção do Programa Novo Mais Educação na Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis/ RJ e sua orientação para aplicação de avaliações padronizadas aos estudantes que permanecem em tempo integral para medir a aprendizagem em língua portuguesa e matemática, este presente artigo foi elaborado objetivando, por meio da pesquisa bibliográfica sobre as temáticas que se evidenciam nesta produção apresentar as reflexões iniciais realizadas sobre o papel da educação na construção do conhecimento.
- ItemEducação integral e(m) tempo integral na sociedade líquido-moderna: as contribuições de Zygmunt Bauman sobre o papel social da escola na contemporaneidade(2019) FERREIRA, Arthur Vianna; MOTA, Patricia Flavia; SIRINO, Marcio BernardinoEste artigo tem por objetivo problematizar as formas de realizar a educação integral e(m) tempo integral presentes dentro do contexto da contemporaneidade. Para esse propósito, utilizamos os pressupostos teóricos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman ? criador do conceito ?modernidade líquida? ? para caracterizarmos o espaço contemporâneo em que se encontram as discussões voltadas para o papel social da escola, de maneira específica, a que possui sua estrutura organizada para atender à integralidade do ser humano, por meio de processos de ensino-aprendizagem em longos períodos de tempo. A partir de duas grandes categorias, elencadas