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Navegando por Autor "SIQUELLI, Sônia Aparecida"

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    Ética em pesquisa de educação e integridade acadêmica
    (2023) SIQUELLI, Sônia Aparecida; SOUSA, Fabiana Rodrigues de; SEVERINO, Antonio Joaquim; PEIXOTO, Paulo https://
    A iniciativa de organizarmos a Seção Temática Ética em pesquisa de educação e integridade acadêmicafoi, num primeiro momento, de congregar produções que permitam atualizar discussões em torno do tema e identificar desafios atuais nesta matéria. A seção temática visa também contribuir para a formação dos pesquisadores/as, no nível de mestrado e doutorado em educação, que geralmente submetem seus projetos de pesquisa a uma revisão ética, pelo Sistema do Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa(CEP/Conep), pela Plataforma Brasil. Segundo as legislações sobre ética em pesquisa no Brasil -Resolução 196/1996; Resolução 466/2012 e Resolução 510/2016 -é importante que os programas de stricto sensu, as universidades e as agências de fomento de pesquisa assegurem que os projetos de pesquisas, que envolvam seres humanos,vinculados às suas instituiçõespassem por uma revisão ética.
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    Ética em pesquisa e a formação do pesquisador na área da Educação no interior de um grupo de estudos e pesquisas
    (2023) SIQUELLI, Sônia Aparecida
    Neste artigo, objetiva-se descrever, primariamente, a experiência de formação de pesquisadores no campo da ética em pesquisa no interior de um grupo de estudos e pesquisas em Educação. Entendendo o ofício do pesquisador como fruto de uma constituição histórica e filosófica, indagou-se quais ações desenvolvidas podem evidenciar a capacidade de uma consciência ética. Por meio de uma revisão de literatura, analisaram-se a possibilidade e a importância de os grupos serem lugares de forjar a formação ética de pesquisadores estudiosos e praticantes de ações pautadas em uma ética de responsabilidade em pesquisa.
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    Práticas do ensino de história medieval: conhecendo as mentalidades
    (2017) RIBEIRO, Álvaro Nonato Franco; SIQUELLI, Sônia Aparecida
    Este artigo tem como objetivo compreender como os professores da rede pública e privada do Ensino Fundamental de História, da cidade de Pouso Alegre/MG percebem, e incorporam características do ideário neoliberal de educação, em sua prática de ensino nas temáticas relacionadas à Idade Média. Presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e no Currículo Básico Comum - CBC/MG propõem, através da adoção de práticas típicas da economia de mercado, desenvolver um sistema educacional pautado na qualidade. Para o ensino de História determinam a inclusão das fontes históricas em sala de aula, priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências, que preparem o estudante para o mundo do trabalho. Trabalhou-se com o conceito de Nova História, mentalidades e da evolução das ideais pedagógicas no Brasil, descreve como as visões que permeiam as mentalidades e do medievo são resultados de um longo processo de formação das mentalidades. Foi possível levantar categorias que permitiram descrever como as fontes históricas estão incorporadas ao ensino de História Medieval na prática docente.

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