Navegando por Autor "SILVA, Maria Vieira"
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA adoção da nova gestão pública nas agendas governamentais em diferentes países: influências nas reformas educacionais e no ensino médio mineiro(2018) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO presente artigo apresenta aspectos concernentes a adoção dos princípios políticos e diretrizes operacionais veiculados pela Nova Gestão Pública nas agendas governamentais de diferentes países.
- ItemA Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais Entrevista: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela AguiarInterview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar(2018) SILVA, Maria Vieira; CROSARA, Daniela de MeloA partir de um diálogo com participante do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e parlamentares oriundos do campo educacional, a presente entrevista propõe-se a desenvolver análises e reflexões sobre os 30 anos da Constituição Federal de 1988. Serão realizados balanços analíticos dos contornos e configurações atinentes aos direitos sociais nas três décadas posteriores a promulgação da Carta Magna com o horizonte realçar as conquistas, fomentar as críticas aos recuos e intermitências e potencializar nossos propósitos pela incessante luta em prol das garantias dos direitos sociais e de uma educação pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada.
- ItemApresentação(2017) SILVA, Maria Vieira; ALVARENGA, Vanessa CristinaNo presente Dossiê intitulado "Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais e perspectivas para a infância", o leitor encontrará um rico e diversificado conjunto de reflexões acerca de questões sobre as políticas de educação infantil, seus avanços e dificuldades, dispostos em seis artigos e uma entrevista, organizados de forma acurada pela professora Vanessa Cristina Alvarenga, que tem se dedicado a pesquisar sobre a temática em relevo. Além do mencionado Dossiê, o presente número conta ainda com a seção Demanda Contínua, a qual disponibiliza os seguintes artigos: "Espacio-Escolar en los proyectos de la Unesco para América Latina" de Gerardo Machuca (Corporación Unificada Nacional-CUN) e Iara Vieira Guimaraes (Universidade Federal de Uberlândia) e "Políticas públicas e trabalho docente: a política do PDE-escola e os desdobramentos da lógica de accountability", de autoria de Vilma Aparecida de Souza.
- ItemAs configurações do financiamento educacional após a aprovação do novo plano nacional de educação. Entrevista: José Marcelino Pinto e Daniel Cara(2014) PINTO, José Marcelino; CARA, Daniel; SILVA, Maria VieiraAs configurações do financiamento educacional após a aprovação do novo Plano Nacional de Educação. A entrevista aborda aspectos relacionados ao financiamento da educação, ao direito à educação, à qualidade do ensino e valorização dos profissionais da educação no contexto posterior à aprovação do Plano Nacional de Educação. Tendo como referência o atual cenário político e econômico, são apresentadas importantes reflexões sobre os principais contributos do novo Plano Nacional de Educação e os desafios para o cumprimento das metas estabelecidas pelo documento. Os entrevistados realizam ainda reflexões sobre as principais pautas para as associações acadêmicas e entidades da sociedade civil na ininterrupta luta em prol do direito à educação.
- ItemDireitos sociais em risco: a incessante luta em prol de verbas públicas para a educação pública(2021) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZANo contexto atual, presenciamos recorrentes processos que produzem colapsos nos direitos sociais conquistados por meio de incessantes e históricas lutas da sociedade civil. No campo da educação pública, os acintes têm sido agudizados de forma reiterada, sobretudo no que concerne à redução de recursos ou disputa pelos fundos públicos. Enquanto elaboramos esse editorial, em 24 de fevereiro de 2021, diferentes associações acadêmicas e sindicais realizam manifestações contrárias à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n. 186 (BRASIL, 2019), de autoria do senador Marcio Bittar, a qual compromete a manutenção dos dispositivos constitucionais de vinculação de recursos da receita de impostos para a educação no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. De fato, isso impacta negativamente as ações do Estado brasileiro na ampliação e priorização dos investimentos para garantir o direito inalienável à educação.
- ItemEditorial(2013) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2018) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO/a leitor/a encontrará no presente número, intitulado "A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais", trabalhos com denso e distintos olhares acerca de níveis, etapas e modalidades da educação delineados pela nossa Constituição e que foram atentamente organizados pela professora Daniela de Melo Crosara, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na seção Demanda Contínua o Dossiê conta com o artigo "Políticas educativas en latinoamérica: hacia una comprensión de la globalización neoliberal", do professor Cesar Tello, docente em Ciências da Educação da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) que contribui para a análise ampliada das políticas educativas no âmbito latino-americano e colabora com o processo de diálogo com a realidade internacional. No artigo "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): um estudo exploratório", as autoras Elizabeth Gottschalg Raimann e Juliana Alves da Guarda, da Universidade Federal de Goiás, analisam o PIBID como política de formação de professores. O Número da revista conta, ainda, com a resenha do livro "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas" de autoria do professor lusitano Fernandes Domingos, com resenha elaborada por Olenir Maria Mendes e Simone Freitas Pereira Costa.
- ItemEditorial(2012) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2019) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma AparecidaO direito à educação está assegurado na Constituição Federal (1988) a todos os cidadãos, onde se prevê a garantia de uma educação de qualidade. Defender a educação como um direito fundamental, embora, há quem resista a essa afirmação, traz à tona a importância de se continuar o debate sobre a Educação Inclusiva. Considerar essa realidade e apresentar estudos que abordem os diferentes aspectos e perspectivas para se discutir a inclusão educacional é uma contribuição importante, no sentido de se propor possibilidades contrárias à lógica da exclusão que marcou, e ainda marca, a educação das minorias.
- ItemEditorial(2017) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO presente número da Revista Educação e Políticas em Debate, disponibiliza para o público o dossiê “Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente no ensino médio: dilemas atuais”. Esse acervo de textos possibilita importantes análises sobre o assunto em questão, visando ampliar reflexões sobre as políticas públicas para a oferta desta etapa educacional, sobre as condições de trabalho dos docentes e o desempenho discente. Assim, contamos com a colaboração de pesquisadores de vários estados do país, tais como, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, para fomentar análises e debate sobre esse tema tão instigante.
- ItemEditorial(2018) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeNo presente Dossiê intitulado "Políticas de Educação do Campo" da Revista Educação e Políticas em Debate, o leitor encontrará um rico e diversificado conjunto de reflexões acerca da educação "do" campo, organizado de forma primorosa pela professora Úrsula Adelaide de Lélis, que há anos tem se dedicado à temática em relevo. Este número conta ainda - na seção Demanda Contínua - com os artigos "Políticas públicas para educação infantil e direito à educação: avanços e lacunas em âmbito municipal" de Leonice Matilde Richter e Maria Vieira Silva (Universidade Federal de Uberlândia) e "O Déclassement visto a partir das propostas teóricas de G. Friedman Y P. Naville", de autoria de Tania Aillón Gónez da Universidad Mayor de San Simón (Bolívia).
- ItemEditorial(2015) SILVA, Maria VieiraA educação é uma dimensão da formação humana que se manifesta de múltiplas formas e em diferentes espaços e tempos. No que tange à educação escolar, ainda presenciamos desafios e dilemas para a conquista e a efetivação do direito à aprendizagem de grupos sociais historicamente excluídos dos processos de escolarização. Na presente edição da Revista Educação e Políticas em Debate proporcionamos ao leitor interessantes reflexões acerca do enfrentamento ao desafio da democratização do acesso ao conhecimento em espaços educativos não escolares, por meio do dossiê Políticas de educação escolar em ambientes hospitalares. Os artigos que compõem o referido dossiê colocam em relevo uma modalidade de educação ainda pouco explorada no cenário educacional brasileiro, proporcionando importantes contributos para a visibilidade da temática em questão.
- ItemEditorial(2019) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Vilma AparecidaAnálises e proposições concernentes à Educação Integral e à Escola em Tempo Integral têm sido recorrentes na educação brasileira em diferentes contextos históricos. Vale ressaltar que, desde a década 1930, educadores como Anísio Teixeira vêm defendendo o tempo integral nas atividades escolares pressupondo, com essa ampliação, a possibilidade de construção de uma escola mais democrática (COELHO et all, 2019). Coelho et all (2019) remetem-se ainda à experiências de estados e municípios brasileiros na década 1990, colocando em relevo o Programa Especial de Educação (PEE) realizado no estado do Rio de Janeiro, o qual ampliou a jornada escolar no hoje denominado Ensino Fundamental por meio da construção de 506 escolas em tempo integral – os Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs.
- ItemEditorial(2013) SILVA, Maria VieiraNa configuração da presente edição, a Revista Educação e Políticas em Debate, disponibiliza ao público as seguintes seções: dossiê, artigos, entrevista, resenha e a seção "Ensaios, Debates e Polêmicas". Nesse número, proporcionamos ao público um conjunto de doze textos, de autoria de pesquisadores de universidades públicas e privadas brasileiras, vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação das regiões Sudeste, Nordeste, Centro-oeste e Sul. Além das contribuições nacionais, contamos ainda com contribuições de pesquisadores europeus mediante uma entrevista com Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho, Portugal), um artigo de Christian Maroy (Université de Lovain, Bélgica) e um artigo de Antonio Olmedo (University of London - UK), sendo que esses dois últimos textos foram disponibilizados em versão bilíngue.
- ItemEditorial(2018) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeO presente dossiê apresenta caminhos inóspitos e horizontes promissores concernentes aos processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação a partir de múltiplos ângulos, os quais guardam correspondências com as Linhas de Pesquisa “Estado, Políticas e Gestão em Educação”; “História e Historiografia da Educação”; “Saberes e Práticas Educativas” e “Educação em Ciências e Matemática”.
- ItemEditorial(2014) SILVA, Maria Vieira; KLINKE, Karina
- ItemEditorial(2012) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2014) SILVA, Maria Vieira
- ItemEditorial(2017) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeEste número é composto pelo "Dossiê: Políticas públicas no sistema carcerário e socioeducativo do Brasil", que contém quatro artigos e apresenta temas e reflexões acerca das políticas educacionais para sistema carcerário e socioeducativo do Brasil, com a colaboração de professores que pesquisam na área. O objetivo, assim, é provocar o debate quanto aos dilemas atuais enfrentados pela Educação em Prisões e de jovens em situação de restrição e privação de liberdade e as perspectivas de enfrentamento dos mesmos, a partir da perspectiva histórica, legal e dialógica com as ações universitárias por meio da extensão universitária pautada no ensino, extensão e pesquisa. O presente número da revista abarca, além do mencionado dossiê, três artigos da seção Demanda Contínua, o primeiro de autoria de Simone Vieira Melo Shimamoto intitulado "A concepção de trabalho escolar e a (des)politização dos sujeitos sociais a partir de Maurício Tragtenberg"; o segundo de autoria de Alberto Bive Domingos com título "A contemporaneidade da educação africana: o presente a despeito do passado e da cultura. que perspectivas?" e o terceiro de Klívia de Cássia Silva Nunes e Luiz Bezerra Neto que abordam o tema "Políticas educacionais para a Educação do Campo: uma análise histórica". Faz parte também da presente edição, na seção "Relato de Experiência", o trabalho de Joiciane Aparecida de Souza, Aurélie Baudier e Patrick Raes o relato "O acompanhamento psicopedagógico de estudantes do ensino superior na Bélgica no âmbito da disciplina "Atividades de Integração ligadas ao Ensino Superior - AILES".
- ItemEditorial(2017) SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice MatildeNo presente Dossiê intitulado "Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais e perspectivas para a infância", o leitor encontrará um rico e diversificado conjunto de reflexões acerca de questões sobre as políticas de educação infantil, seus avanços e dificuldades, dispostos em seis artigos e uma entrevista, organizados de forma acurada pela professora Vanessa Cristina Alvarenga, que tem se dedicado a pesquisar sobre a temática em relevo. Além do mencionado Dossiê, o presente número conta ainda com a seção Demanda Contínua, a qual disponibiliza os seguintes artigos: "Espacio-Escolar en los proyectos de la Unesco para América Latina" de Gerardo Machuca (Corporación Unificada Nacional-CUN) e Iara Vieira Guimaraes (Universidade Federal de Uberlândia) e "Políticas públicas e trabalho docente: a política do PDE-escola e os desdobramentos da lógica de accountability", de autoria de Vilma Aparecida de Souza.