Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, José Bittencourt da"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação integral e(m) tempo integral: possibilidades analíticas do processo histórico recente em Belém do Pará
    (2019) CARDOSO, Carla Santos; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; SILVA, José Bittencourt da
    O texto tem como objetivo analisar o processo histórico recente de construção da educação integral em regime de tempo integral, em uma escola básica pública, integrante da Rede Municipal de Educação de Belém, no estado do Pará. Toma como referência empírica a Escola Rio Maguary (nome fictício), a qual passou, em 2016, a compor um novo ciclo de experiências de ampliação do tempo escolar. Foram feitas análises bibliográfica e documental, com realização de pesquisa de campo qualitativa baseada em observações e entrevistas na Escola objeto da investigação. Os dados revelam muitas fragilidades nesse processo, com clara ausência de uma proposta coordenada e coerente que possibilite a efetiva conjugação da educação integral com a extensão do tempo escolar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escola cívico-militar em Belém/PA: discussão a partir de um estudo de caso.
    (2023) TAPAJÓS, Michelle Costa; SILVA, José Bittencourt da
    O presente artigo analisa o processo de institucionalização do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares – Pecim, no Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, vinculado à Prefeitura Municipal de Belém, Pará, ocorrido em 2020, enfocando interesses de gestores/as locais em transformar uma escola popular em escola cívico-militar – Ecim, sua efetivação e as tensões a partir dessa transformação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com professores/as e coordenador/a pedagógico/a, e análise de documentos que embasam o referido programa. Constatou-se que o processo de transformação da maior unidade educativa da rede municipal de educação em Ecim foi antidemocrático, gerando tensões no cotidiano escolar, ocasionadas pelas divergências entre os princípios que embasam as escolas públicas brasileiras e os princípios da caserna, além do fato de que essa transformação teve relação com interesses políticos ligados ao pleito de 2020.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão