Navegando por Autor "SILVA, Genilson Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA escola sem partido: decifra-me ou devoro-te(2023) SILVA, Genilson Ferreira da; DUTRA JÚNIOR, Wagnervalter; SANTOS, Wilson da Silva.Pretendemos analisar neste artigo, em nossa história do tempo presente, o Movimento Escola sem Partido (ESP), como sendo um fenômeno político advindo da experiência de recrudescimento de valores ultraconservadores, alimentado pela não punição dos principais agentes que sustentaram a ditadura civil militar por longos vinte e um anos. Para um maior entendimento do Movimento ESP, procuramos analisá-lo à luz do conceito de Estado Capitalista conservador e autoritário, de elementos neoliberais, dialogando, principalmente, com Nicos Poulantzas (2000, 2021) e Antônio Gramsci (1999, 2000). Nessa mesma direção de compreensão da ESP, preocupamo-nos em buscar a origem desse fenômeno e mostrar suas conexões com organismos conservadores e autoritários, e também com intelectuais, educadores, políticos e jornalistas que fazem eco com o reacionarismo. Atentamos, ainda, com o fito de melhor dissecar a ESP, para um entendimento dos aspectos atinentes ao conceito de Ideologia e Educação, evocando Marilena Chauí (2014), Theodor Adorno (2021), entre outros teóricos.
- ItemFlorestan Fernandes: defesa da educação pública e reparação racial aos negros na constituinte(2020) SILVA, Genilson Ferreira da; SANTOS, Wilson da SilvaO presente texto avalia a atuação de Florestan Fernandes entre os anos de 1987 a 1994, na condição de Deputado Federal, quando reafirma sua defesa da educação pública, além de denunciar o racismo persistente em nossas relações sociais. Trata, portanto, da intervenção política de Florestan Fernandes em favor da educação pública e contra o racismo estrutural. Para tanto, este texto analisa os seus discursos na Assembleia Nacional Constituinte, registrados no Diário da Assembleia em 1997, além de avaliar sua proposta de Emenda Constitucional, apresentada em 1994, que recomenda reparação racial por meio da inserção do negro na educação pública e estatal.