Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da"

Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A reforma do ensino médio em Santa Catarina: um percurso atravessado pelos interesses do empresariado
    (2021) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris; MARTINI, Tatiane Aparecida
    Este artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do instituto federal de educação, ciência e tecnologia catarinense
    (2019) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDE, Sonia Regina de Souza; LANGE, Anelise Nascimento
    Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense que investigou em que medida a inovação pedagógica, a interculturalidade e a inclusão estão presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida instituição.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica: problematização de práticas e de percepções de docentes, discentes e coordenadores
    (2018) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDES, Sonia Regina de Souza; FLEURI, Reinaldo Matias
    O estudo problematiza a percepção de docentes e discentes acerca da sua prática pedagógica. Discute os significados inovadores identificados em práticas pedagógicas interculturais e inclusivas, por ocasião do curso de Especialização em Educação, realizado em 2016 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú (IFC-Campus Camboriú).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação
    (2019) BRANDT, Andressa Graziele; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDES, Sonia Regina de Souza; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson de Sousa
    O objetivo deste estudo foi analisar as representações que os estudantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de um Instituto Federal (IFs) do estado de Santa Catarina possuem em relação a compreensão do conceito de currículo e suas implicações nas políticas curriculares da Educação Básica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Programa Future-se: impactos sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e sobre o direito à educação
    (2020) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris
    Este artigo possui como propósito refletir as implicações do Programa Future-se sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e o direito à educação, neste caso, à educação superior. Para tanto, serão apresentados aspectos do cenário político de ataques aos direitos sociais dos brasileiros, a fim de analisar possíveis desdobramentos, tais como: o uso do Projeto de Lei como instrumento do atual governo para estreitar ainda mais as relações com o setor produtivo e empresarial, restrição da autonomia universitária e alteração das características precípuas e finalidades das universidades e institutos federais. A técnica de pesquisa utilizada foi a análise documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa, e parte da compreensão de que as relações sociais são determinadas, historicamente, pelo modo de produção, obstinando a destruição da pseudoconcreticidade (KOSIK, 1976). A análise realizada nos permite afirmar que o Future-se não possui relação com a melhoria da qualidade da educação brasileira, mas vem à reboque das necessidades do capital a fim de obedecer demandas privadas que, em curto prazo, pretendem tornar as Instituições Federais de Ensino lócus de desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimentos comprometidos com a lógica da mercadorização da educação, e, portanto, alheia ao desenvolvimento integral dos estudantes e ao pleno gozo do direito à educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização
    (2020) FERNANDES, Sônia Regina de Souza; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da
    Este artigo objetiva contribuir com a reflexão acerca da temática da docência no ensino superior, notadamente no que diz respeito aos processos de inovação pedagógica desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), com base nas metodologias ativas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Utopías. Antiguos y nuevos sueños
    (2012) MELO, Marilândes Mól Ribeiro de; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão