Navegando por Autor "SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA reforma do ensino médio em Santa Catarina: um percurso atravessado pelos interesses do empresariado(2021) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris; MARTINI, Tatiane AparecidaEste artigo tem como propósito sistematizar e refletir sobre o percurso de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, no âmbito da rede pública estadual. Observamos, a partir de pesquisa documental e bibliográfica, que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação dessa reforma estão atravessadas pelos interesses do empresariado. Tais interesses se materializam na formação dos estudantes, por meio da estruturação curricular, e na formação e trabalho dos docentes.
- ItemInclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nos cursos de licenciatura do instituto federal de educação, ciência e tecnologia catarinense(2019) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDE, Sonia Regina de Souza; LANGE, Anelise NascimentoEste texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense que investigou em que medida a inovação pedagógica, a interculturalidade e a inclusão estão presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida instituição.
- ItemInclusão, interculturalidade e inovação pedagógica: problematização de práticas e de percepções de docentes, discentes e coordenadores(2018) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDES, Sonia Regina de Souza; FLEURI, Reinaldo MatiasO estudo problematiza a percepção de docentes e discentes acerca da sua prática pedagógica. Discute os significados inovadores identificados em práticas pedagógicas interculturais e inclusivas, por ocasião do curso de Especialização em Educação, realizado em 2016 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú (IFC-Campus Camboriú).
- ItemPercepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação(2019) BRANDT, Andressa Graziele; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDES, Sonia Regina de Souza; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson de SousaO objetivo deste estudo foi analisar as representações que os estudantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de um Instituto Federal (IFs) do estado de Santa Catarina possuem em relação a compreensão do conceito de currículo e suas implicações nas políticas curriculares da Educação Básica.
- ItemPrograma Future-se: impactos sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e sobre o direito à educação(2020) SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, TamirisEste artigo possui como propósito refletir as implicações do Programa Future-se sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e o direito à educação, neste caso, à educação superior. Para tanto, serão apresentados aspectos do cenário político de ataques aos direitos sociais dos brasileiros, a fim de analisar possíveis desdobramentos, tais como: o uso do Projeto de Lei como instrumento do atual governo para estreitar ainda mais as relações com o setor produtivo e empresarial, restrição da autonomia universitária e alteração das características precípuas e finalidades das universidades e institutos federais. A técnica de pesquisa utilizada foi a análise documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa, e parte da compreensão de que as relações sociais são determinadas, historicamente, pelo modo de produção, obstinando a destruição da pseudoconcreticidade (KOSIK, 1976). A análise realizada nos permite afirmar que o Future-se não possui relação com a melhoria da qualidade da educação brasileira, mas vem à reboque das necessidades do capital a fim de obedecer demandas privadas que, em curto prazo, pretendem tornar as Instituições Federais de Ensino lócus de desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimentos comprometidos com a lógica da mercadorização da educação, e, portanto, alheia ao desenvolvimento integral dos estudantes e ao pleno gozo do direito à educação.
- ItemTrabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização(2020) FERNANDES, Sônia Regina de Souza; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues daEste artigo objetiva contribuir com a reflexão acerca da temática da docência no ensino superior, notadamente no que diz respeito aos processos de inovação pedagógica desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), com base nas metodologias ativas.
- ItemUtopías. Antiguos y nuevos sueños(2012) MELO, Marilândes Mól Ribeiro de; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da