Navegando por Autor "SILVA, Everaldo Fernandes da"
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- ItemAngústia(s) e diálogos entre Graciliano Ramos e os saberes populares(2021) SILVA, Adenilton Moises da; SILVA, Everaldo Fernandes daO presente artigo reflete o fenômeno da angústia enquanto constituinte da condição humana, que se materializa em diferentes modos e expressões, correspondentes ao tempo e espaço em que os sujeitos humanos se situam históricos e geograficamente. Por não se tratar de uma abordagem estritamente filosófica ou de natureza psicanalítica, optamos em estabelecer um recorte mediante a construção de um diálogo sobre a Angústia descrita pelo romancista nordestino Graciliano Ramos e os sentimentos angustiantes dos sujeitos populares analfabetos, elaborando, desse modo, uma interlocução com a vida e aprendizagens de sujeitos excluídos que, em meio às agruras e utopias pequenas, quase diárias, produzem significados, saberes e novas agendas de resiliências para poderem ser/estar na vida.
- ItemEcovilas e educação sentipensante: saberes e educação popular na Ecovila Vraja Dhama do movimento Hare Krishna(2021) SANTOS, Otávio Augusto Chaves Rubino dos; SILVA, Everaldo Fernandes da; CORRÊA, Ivan NicolauEsta pesquisa aborda sobre uma educação sentipensante em saberes e práticas de educação popular presentes na comunidade Hare Krishna, chamada Ecovila Vraja Dhama, situada na zona rural da cidade de Caruaru - PE. O objeto de estudo são os saberes e práticas pedagógicas tecidas pelos(as) moradores(as) da Ecovila, campo no qual acontece a educação popular, entendendo que ela acontece em um chão concreto. Como metodologia, servimo-nos da revisão bibliográfica e da observação participante. Como categorias de análise, utilizamos “Ecovilas”, “Educação popular” e “Educação e o Movimento Hare Krishna”. Nos resultados, destacamos que é importante ampliarmos a nossa visão para que consigamos perceber e viver saberes outros. Esses saberes geram um estranhamento do olhar e, por conseguinte, práticas outras do sentipensar. É uma forma de descolonizar o olhar patriarcal, dualista, opressor e vertical na produção do conhecimento e, assim, perceber outros olhares em uma construção e vivência de uma educação sentipensante.
- ItemEducação e diferença: diálogos e perspectivas(2019) SILVA, Jaqueline Barbosa da; SILVA, Everaldo Fernandes da; SILVA Eduardo Jorge Lopes daThe historical configurations constituted in the process of construction of the Brazilian national identity express the colonizing heritage, represented by an ethnocentric system, which makes ethnic, racial and cultural differences invisible.
- ItemEducação e diferença: diálogos e perspectivas(2019) SILVA, Jaqueline Barbosa da; SILVA, Everaldo Fernandes da; SILVA, Eduardo Jorge Lopes da