Navegando por Autor "SILVA, Claudionor Renato da"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Sexual, CT&i: um breve estudo teórico e uma proposta de aplicação(2020) SILVA, Claudionor Renato daA problemática deste estudo, apesarainda inicial e incipiente,é a possibilidade de aproximação da Educação Sexual aos pressupostos da CT&i. Se propõeum currículo para a educação escolar e para os espaços não escolaresque nasça não só das pesquisas e produções da área da Educação Sexual,mas que seja expandida parareflexões e produçõesde teorias sobre a “indústria da sexualidade”, com as inovações e tecnologias científicasfruto do avanço da informação computadorizada. Nessa proposta se elabora um conceito provisório de “Educação Sexual Científica”(ESC)que, em seu projeto inicial, pretende se configurar nos moldes da Alfabetização Científica. Com metodologia de base bibliográfica,a problemática da pesquisa é respondida em duas frentes: a primeira frente, aproximar a área da Educação Sexual à CT&i a partir da Epistemologia da Ciência. Na segunda frente, propor uma metodologia nos aportes da Alfabetização Científica. Um dos principais resultados é o campo de desafios que se abrem para ser pensado um projeto teórico e metodológico de ESC, por exemplo, a digisexuality, as novas tecnologias “robossexuais”, as plataformas digitais sexuais, com jogos e “sentidos” promovidos pela indústria, apoiando-se na ciência da sexualidade humana e atendendo ao bem-estar de seus usuários(as) individuais e coletivos. A principal conclusão é a possibilidade positiva (e “arriscada”) dessa aproximação da Educação Sexual com a CT&i, sobretudo em sua complementariedade aoaspecto emancipatório da sexualidade humanautilizado nas Ciências da Educação.
- ItemInvestigação da violência de gênero na América Latina e Caribe: pequena revisão da literatura (2017-2019)(2020) MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza; SILVA, Claudionor Renato da; RIBEIRO, Paulo Rennes MarçalA violência de gênero assume importante espaço de produção de conhecimento para a área da Educação Sexual, principalmente quando inserimos estes estudos em contextos educativos que se voltam para um currículo para a escola de educação básica e ensino superior, para ações em espaços sociais como os coletivos dos movimentos sociais, partidos políticos e frentes de empoderamento feminino, espaços estes que podem desenvolver lutas contra o feminicídio e as diversas violências sofridas pelas mulheres e outros grupos de gênero “não masculinos”.
- ItemO conhecimento sobre sexualidade – por uma gnosiologia (teoria do conhecimento) em educação sexual: algumas indagações(2020) SILVA, Claudionor Renato daO conhecimento(s) das pessoas, sobre sexualidade, na área da Educação Sexual (ES), muitas vezes, é apenas ponto de partida para pesquisas ou formações continuadas para professores(as), mas quase inexistentes são as propostas de transformação em teoria e, posterior construção de currículo em ES, destes conhecimentos. Diante disso, o presente artigo, de metodologia bibliográfica, pretende propor o referencial da gnosiologia/teoria do conhecimento (G/TC), enfatizando as formas diversas de se conhecer sobre sexualidade.
- ItemPor um histórico da violência de gênero na América Latina e Caribe: “possibilidades” para as pesquisas em educação sexual(2020) SILVA, Claudionor Renato da; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal; MONTEIRO, Solange Aparecida de SouzaA violência de gênero é um tema importante para os estudos da Educação Sexual. Debater o tema na macrorregião da América Latina e Caribe alcança ainda maior importância quando se propõe a pensar caminhos de investigação para jovens pesquisadoras(es). Este é o objetivo deste pequeno texto de natureza bibliográfica: indicar possibilidades de um estudo sobre uma historicidade da violência de gênero na macrorregião.
- ItemProfessor homem, negro na escola da infância: reflexões e apontamentos de um iniciante(2011) SILVA, Claudionor Renato daThe present work is a continuity of individual reflections in the theme of racial relations, black population and gender/sexism articulated in the teacher practices in children education as realized by a black teacher who, in his day by day work, discerned how complex are the school social relations. From this point it comes the itinerary for this investigation: to discuss gender and race in school social relations to point out some guidelines in an inquiry of gender/ man and race/black in an environment eminently feminine. The methodology utilized is Oral History with the telling of two moments: the coming to a new work at the first school and, in a second moment, a pedagogic practice. The results indicate that relations of gender and race present at Brazilian society are reflecting in school relations. These relations are markedly racist and biased in femininity and common sense, though silenced and hidden. They indicate also some challenge and surmounting as facing the man black teacher as (1) a professional as the woman teacher; (2) male/fatherly and “anti-sexist” figure, and (3) social and ethnic references and gender diversity in those spaces.
- ItemTeorização em educação sexual a partir da grounded theory(2019) SILVA, Claudionor Renato daTeorização em educação sexual trata-se de produção de conhecimento que, a partir de pesquisas indutivas, como as que se utilizam da metodologia Grounded Theory (GT), originam interpretações da realidade, em temáticas específicas, como, por exemplo, gênero, sexualidade infantil, sexualidade do adolescente, formação de professores, currículo, gravidez na adolescência, etc.
- ItemViolência de gênero no brasil e na américa latina: um enfoque psicanalítico, a produção de conhecimento e perspectivas de enfrentamento(2018) SILVA, Claudionor Renato daViolência de gênero nesta pesquisa é toda forma de opressão, seja ela verbal, física, sexual ou psicológica, em que um gênero se sobrepõe ao outro, geralmente, o homem sobre mulheres, homossexuais, crianças e outras diversidades (sexuais). Lança-se, inicialmente, um olhar para a violência de gênero na teoria psicanalítica em Sigmund Freud, indicando perspectivas de enfrentamento (inter)multissetoriais na sociedade brasileira e latina e, particularmente, enfrentamentos na educação básica e no ensino superior. O objetivo é tanto o de apresentar a vertente psicanalítica sobre o tema da violência de gênero, como também apontar as tendências da produção de conhecimento no Brasil e na América Latina e, a partir destes dois momentos, serem indicados perspectivas de enfrentamento. A metodologia é bibliográfica, aquela que permite junto ao levantamento de dados se formularem encaminhamentos/críticas e “situar” o objeto de estudo. Os resultados indicam, dentre as muitas abordagens da violência de gênero, a especificidade da psicanálise em tratar o tema. Os apontamentos das tendências dos estudos permitem o entendimento não só da relevância, mas também da necessidade de aprofundamentos e outros estudos sobre a violência de gênero e, principalmente, permitem que sejam construídas possibilidades de enfrentamento nas esferas (inter)multissetoriais e particularmente na educação básica e no ensino superior.
- ItemViolência de gênero no Brasil e na américa latina: um enfoque psicanalítico, a produção de conhecimento e perspectivas de enfrentamento(2018) SILVA, Claudionor Renato daViolência de gênero nesta pesquisa é toda forma de opressão, seja ela verbal, física, sexual ou psicológica, em que um gênero se sobrepõe ao outro, geralmente, o homem sobre mulheres, homossexuais, crianças e outras diversidades (sexuais). Lança-se, inicialmente, um olhar para a violência de gênero na teoria psicanalítica em Sigmund Freud, indicando perspectivas de enfrentamento (inter)multissetoriais na sociedade brasileira e latina e, particularmente, enfrentamentos na educação básica e no ensino superior.