Navegando por Autor "SILVA, Andréia Ferreira da"
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- ItemAs políticas educacionais na rede estadual de ensino da Paraíba: avaliação externa, prestação de contas e responsabilização educacional (2011-2018)(2024) RODRIGUES, Jonas da Silva; SILVA, Andréia Ferreira daApresentam-se resultados de pesquisa sobre as políticas educacionais na rede estadual de ensino da Paraíba, com foco em avaliação externa, prestação de contas e responsabilização. Orienta-se por uma perspectiva histórica e utilizam-se como técnicas de coleta de dados levantamento bibliográfico e análise documental. Analisa-se a estruturação das políticas de accountability na educação estadual paraibana, entre 2011 e 2018, considerando as políticas de avaliação externa, o pagamento por desempenho, o sistema de monitoramento das escolas e o trabalho docente. Reflete-se sobre o caráter indutor e privatizante dessas políticas na gestão das escolas e na prática docente; e o fortalecimento da lógica empresarial, em sentido lato e stricto sensu, com a promoção de uma gestão baseada em resultados.
- ItemAvaliação e formação: o curso de pedagogia da FE/UFG(2009) SILVA, Lueli Nogueira Duarte e; OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira Ferreira de; SILVA, Andréia Ferreira da; ALMEIDA, Dulce Barros de; ARAÚJO, Anna Rita Ferreira de; FONSECA, Mônica Maria Lopes da; GUIMARÃES, GedA Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) aprova, em 2003, o novo projeto curricular do curso de Pedagogia. O projeto reafirma a docência como base da identidade do pedagogoe tem como objetivo formar o docente para atuar no magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental bem comona gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos. Este texto tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás após cinco anos desta reformulação curricular, buscando analisar a percepção que os alunos possuem acerca da formação recebida. Para tanto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso.