Navegando por Autor "SCHWINGEL, Paulo Adriano"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2019) SOARES, Stela Lopes; SCHWINGEL, Paulo Adriano; FERREIRA, Heraldo SimõesO Dossiê reúne reflexões desenvolvidas a partir dos objetos de estudos dos organizadores, a Saúde Escolar. O objetivo dessa série de documentos é contribuir no debate sobre a complexidade das dimensões da privatização e suas decorrências para consecução do direito à educação em diferentes contextos.
- ItemEspaço escolar: possibilidades para práticas de atividades físicas da comunidade(2019) OLIVEIRA, Francisco Marcelo Catunda de; SCHWINGEL, Paulo Adriano; CATUNDA, Pergentina Parente Jardim; SIMÕES NETO, José de CaldasA intencionalidade deste estudo é identificar nas escolas Públicas Estaduais de Tempo Integral da Cidade de Juazeiro do Norte – CE, os espaços para a prática de atividades físicas pela comunidade escolar em momentos extra-aula.
- ItemUso de roteiros didáticos e modelos anatômicos, alternativos, no ensino-aprendizagem nas aulas práticas de anatomia humana(2016) MORAES, Gleidially Nayara Bezerra; SCHWINGEL, Paulo Adriano; SILVA JÚNIOR, Edivaldo XavierO processo ensino- aprendizagem apresenta- se complexo e difícil no que diz respeito à Anatomia Humana. Com isso, o aprimoramento de recursos didáticos aplicado ao ensino desta disciplina, mostra- se como uma tendência satisfatória e estimula a participação do aluno como sujeito ativo na busca por novas informações, dando suporte indispensável ao processo ensino- aprendizagem.
- ItemViolência escolar: uma análise epidemiológica das publicações brasileiras(2019) CAMPOS, Maria Elda Alves de Lacerda; BRITO, Elton Gabriel Fernandes de; SCHWINGEL, Paulo AdrianoA violência é um fenômeno histórico que atinge toda a sociedade, que tem sido abordado nas últimas década sob diferentes perspectivas. Trata-se de um problema de origem multifatorial e complexo de grande interesse ao debate público. Em razão da proporção mundial que a situação atingiu, novas investigações foram instituídas a fim de identificar meios de intervir nesse cenário. Tendo isso em vista, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a produção científica na área de violência escolar, com foco na epidemiologia. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática a partir das seguintes bases de dados eletrônicas: Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo/USP e banco da CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações e Portal de Periódicos). Ao aplicar os descritores “violência escolar” e “epidemiologia”, foram encontrados 818 estudos, e, após análise, 11 associaram-se ao tema. Os resultados apontaram que a violência experienciada e praticada pelos escolares assumiu diferentes faces, havendo cenários com vítimas e agressores de perfis diversificados. Dentre os principais tipos, as violências psicológica, física, sexual e o bullying se destacaram. Além disso, houve prevalência do sexo masculino como agressor e feminino como vítima. Evidenciou-se que o perfil dos familiares é um fator associado ao comportamento dos alunos.