Navegando por Autor "SCHNEIDER, Marilda Pasqual"
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- ItemA concepção curricular integrada na reforma da formação de professores da educação básica(2005) SCHNEIDER, Marilda PasqualO objetivo deste texto é analisar o conceito de currículo integrado tal como proposto na reforma da formação de professores da educação básica. Para compor o corpus, delimita-se como objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura aprovados pelo MEC, em fevereiro de 2002. Argumenta-se que as propostas fundamentadas na concepção de currículo integrado têm sido historicamente associadas às teorias curriculares críticas, porquanto originárias de discursos provenientes de movimentos progressistas que lutavam contra a mercantilização do ensino e a fragmentação dos saberes escolarizados. Nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, a perspectiva de integração curricular destina-se a atender à necessidade de desenvolvimento do aluno para aquela etapa de escolarização. Essa visão, perfeitamente sintonizada com recomendações de organizações internacionais que buscam adequar a educação do professor ao processo de sobrevivência do capitalismo, apesar de assumir uma aparência de inovação e de crítica, não favorece a produção de reflexões sobre os conhecimentos a serem ensinados, nem potencializa a capacidade transformadora do currículo; ela tão-somente oportuniza ao futuro professor a aquisição de um saber mais homogêneo e geral, associado às situações da sua atuação no universo da sala de aula. Conclui-se que a concepção de integração proposta para a reforma da formação de professores da educação básica filia-se a perspectivas eficientistas de organização dos currículos escolares, as quais propugnam para o educador uma profissionalidade instrumental-tecnicista.
- ItemAccountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador?(2015) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton LuizThe work aims to discuss issues relating to accountability in education, considering the emergence of evaluation policies associated with responsability and accountas a mechanism of quality control in the educational sector. Based on the literature review and through content analysis, it covers conceptual aspects of the theme, highlighting the association between evaluation and accountability policies at a time when new political agendas take it as a resource for the management of public services, with important educational policy adherence in Brazil, where the accountability discussion gains momentum. It questions, precisely, the input of these initiatives in Brazil, associated with the emergence of the evaluator-States, at a time when new and more sophisticated evaluation mechanisms begin to emerge in countries more advanced in the capitalism, imposing regulations that are increasingly universal and global, which show different stages of development of the evaluation in national States.
- ItemDossiê 40 anos de educação pública(2018) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2015) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2015) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2014) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2016) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2016) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2017) FELDKERCHER, Nadiane; SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2017) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2012) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2010) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2018) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; Feldkercher, Nadiane; CHAVES, Priscila Monteiro
- ItemEditorial(2016) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2015) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEditorial(2018) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; Feldkercher, Nadiane; CHAVES, Priscila Monteiro
- ItemEditorial(2012) SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEnsino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos1(2009) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; DURLI, ZenildeO texto trata da ampliação do ensino obrigatório para nove anos de duração, conforme regulamentado pela Lei Federal, exarada pelo Presidente da República, em seis de fevereiro de 2006. Primeiramente, apresenta-se o contexto histórico, no qual a promulgação da referida Lei esteve inserida. Em um segundo momento, analisam-se os documentos exarados pelo MEC no sentido de orientar o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e discutem-se posicionamentos de educadores e pesquisadores sobre o tema. Por fim, apontam-se os principais desafios a ser enfrentados pelos sistemas de ensino e pelas escolas de educação básica no sentido de construir coerentemente uma proposta que possa, de fato, promover a melhoria da qualidade educacional brasileira.
- ItemEntre a commoditycidade e a pesquisa engajada(2019) CHAVES, Priscila Monteiro; FELDKERCHER, Nadiane; SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEntre a Commoditycidade e a pesquisa engajada(2019) CHAVES, Priscila Monteiro; FELDKERCHER, Nadiane; SCHNEIDER, Marilda PasqualIt is not new that different authors have shown the ostensible action of the marketing logic regulating what must be produced and published in higher education, “[...] a trend that is already hegemonic” (BIANCHETTI; SGUISSARDI, 2017, p. 78 ) and denotes the Commoditycity movement not only of the researches carried out, but of the university as a whole. In this sense, journals survive in the paradox that promotes what is relevant and responds to the specific needs of an evaluation system.