Navegando por Autor "SCHMITT, Silvana Lazzarotto"
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- ItemO histórico do movimento estudantil paranaense secundarista por meio da memória(2019) FIUZA, Alexandre Felipe; BRAGGIO, Ana Karine; SCHMITT, Silvana LazzarottoThis article seeks to contribute to the reconstruction of the history of the secondary student movement of Paraná, using interviews conducted by the authors with ex -militants of the Brazilian dictatorial period (1964-1985), as well as those published in printed media. From memorial, documentary and bibliographical sources, we deal with cases of students who were arrested and persecuted by the political police and other repressive organs, analyzing the period from their impressions. Based on reflections that problematize the particularities of the history of the present time, oral history and memory, this text analyzes the testimonies that conform a counterpoint to the official narratives, contributing to the historical production on the theme.
- ItemPedagogia histórico crítica: contribuições para formação continuada de professores(2021) SCHMITT, Silvana LazzarottoEste artigo é resultado de pesquisa realizada para o processo de organização e realização, pela autora, de formação continuada para docentes da rede pública municipal de ensino do Paraná, sobre os pressupostos teóricos e práticos da Pedagogia Histórico-Crítica. Essa ação está vinculada ao projeto de extensão “Grupo de estudos sobre teorias críticas da educação”, sob coordenação da autora junto ao Instituto Federal do Paraná. A efetivação do projeto acontece pela oferta de formação teórico-prática aos docentes, com finalidade à compreensão do significado da pedagogia histórico-crítica, como uma concepção dialética de educação. O trabalho é realizado desde 2017, com o qual se almeja subsidiar pedagogicamente os docentes para que possam efetivar o processo didático na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Assim, alguns dos pressupostos teóricos e práticos dessa Pedagogia são trabalhados, tais como o Materialismo histórico e dialético, o método da Pedagogia Histórico Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural. O referencial teórico está pautado especialmente nos estudos realizados por Saviani (2008, 2011, 2013a, 2013b, 2016), Martins e Duarte (2010), Martins (2013), bem como alguns escritos de Vigotski e seus seguidores. Esses três anos de pesquisa e intervenção permitem refletir sobre algumas questões gerais com relação à formação continuada dos professores, dentre as quais, destacamos a dicotomia recorrente entre teoria e prática, bem como a identificação dos elementos essenciais sobre as teorias críticas da educação, que precisam ser apropriados pelos professores para efetivar uma prática docente com vistas à garantia do acesso ao conhecimento historicamente elaborado pelos homens, para os alunos da escola pública, oriundos da classe trabalhadora.