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Navegando por Autor "SANTOS, Adriana Regina de Jesus"

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    A essência e a aparência no contexto curricular da licenciatura no curso de geografia da Universidade Estadual de Londrina
    (2022) SANTOS, Adriana Regina de Jesus; GONÇALVES, José Alexandre
    O artigo analisa os preceitos da Resolução nº 02/2015 e o novo currículo objetivado no curso de licenciatura em geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) a partir das exigências de tal normativa. Nas bases do método dialético, o estudo abordou documentos oficiais, especialmente o eixo formativo específico da profissionalização do professor, e apreciou a categoria analítica aqui definida como aparência, tendo, como suporte comparativo, outros trabalhos em contextos e realidades semelhantes. Ao longo da análise, por força do método, apresentam-se alguns questionamentos ao plano aparente do objeto, reconhecendo que a aparência precisa estar bem elucidada, pois, em muitos momentos, ela revela ao observador a essência do concreto. Isso posto, ao analisar as ementas das disciplinas, foi possível evidenciar algumas fragilidades no processo formativo do professor de geografia. Assim, pondera-se que a licenciatura é um curso que necessariamente deve ter identidade e se fundamentar nas bases teóricas da educação. Desse modo, é preciso repensar o elenco de disciplinas e seus temas para abranger o entendimento da complexidade do campo profissional, evitando dessa maneira, pensar a formação do futuro professor de geografia em uma perspectiva pragmática e utilitarista, aspectos bastante veiculados na literatura acadêmica sobre o campo.
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    Ainda a semiformação: contribuições de Adorno e Horkheimer em tempos de cibercultura
    (2019) SANTOS, Adriana Regina de Jesus; FERREIRA, Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro; MELLO, Diene Eire de
    O presente trabalho tem como objetivo norteador desenvolver um estudo crítico e reflexivo acerca da semiformação em tempos de cibercultura.
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    Aproximações conceituais entre Paulo Freire e Adolfo Sánchez Vázquez: a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica
    (2021) RODRIGUES, Samuel de Oliveira; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus
    O presente artigo tem como objetivo compreender o conceito de práxis à luz das concepções de Paulo Reglus Neves Freire e Adolfo Sánchez Vázquez, a fim de identificar aproximações conceituais entre os autores e suas implicações na ação pedagógica. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica amparada nos estudos dos autores supracitados e a partir de outros autores que também trabalham a práxis em suas diferentes formas, tendo como premissa entender o conceito e o contexto da práxis e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Ao término do estudo constatou-se que os diálogos conceituais possíveis entre Freire e Sánchez Vázquez no que tange à categoria práxis são de suma relevância ao campo educacional, sobretudo ao processo formativo de sujeitos, visto que ambas perspectivas têm a ação e a emancipação humana enquanto lócus de suas teorias, denotando, com isso, caminhos possíveis em prol de uma educação humanizadora e pautada por práticas pedagógicas enquanto unidades inseparáveis de teoria e prática, pelas diferentes dimensões da práxis, e possibilitando uma ação pedagógica comprometida com a práxis humana transformadora e revolucionária.
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    Diálogos sobre gênero e sexualidade no espaço escolar: contribuições à formação humana
    (2021) ARAÚJO, João Fernando de; SANTOS, Adriana Regina de Jesus; SILVA, Adrielen Amâncio da; BARROS, Marta Silene Ferreira
    A educação é o processo de transmissão da cultura elaborada pela humanidade. Assim, a escola passa a ser um importante espaço para a formação humana dos sujeitos. Por isso, temos como objetivo compreender como a escola, ao discutir gênero e sexualidade, contribui para a formação humana dos educandos e educandas, pois o gênero e a sexualidade são construções históricas, sociais e culturais que constituem a identidade de cada sujeito. A metodologia segue a abordagem qualitativa, desenvolvida em um estudo bibliográfico. Os resultados indicam que ao promover diálogos sobre as temáticas, a escola cumpre seu papel social no combate às desigualdades, valorização das culturas e dos sujeitos.
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    Ensino jurídico emancipatório: a pedagogia da libertação em Paulo Freire e a superação do bancarismo dogmático tradicional dos cursos jurídicos
    (2021) TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus
    O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do ensino jurídico tendo como parâmetro a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a fim de problematizar as implicações da educação bancária na formação dos alunos do curso de Direito. Como metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, em que se adotou a pesquisa bibliográfica. Nas considerações finais, tem-se que é possível superar o bancarismo na consolidação da emancipação tornando a formação do educando do curso jurídico mais humana na medida em que o ensino não é a transferência de saber e sim um encontro de sujeitos interlocutores.
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    O imaginário e a construção do gênero e da docência na cidade de Londrina: conceito, contexto e implicações
    (2018) SANTOS, Adriana Regina de Jesus
    O artigo tem como objetivo analisar de maneira crítica e reflexiva a construção do imaginário social acerca do gênero e da docência na cidade de Londrina – Paraná. Isto posto, fez-se necessário compreender os seguintes aspectos: os conceitos referentes ao imaginário social, que constituiu as relações entre gênero e docência; questões do magistério feminino, tendo como parâmetro os aspectos: culturais, sociais, gênero e política. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Ao término da pesquisa, constatou-se que a construção do imaginário em relação ao gênero, docência e feminização é permeado de ideologias, valores e relações de poder.

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ISSN 1518-6385

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