Navegando por Autor "SAMPAIO, Margarete"
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- ItemEntrevista com a professora Eliete Santiago: um encontro com a vida e a obra de Paulo Freire(2021) SANTIAGO, Maria Eliete; SAMPAIO, Margarete; RAMOS, Bruna Sola da Silva; SAUL, AlexandreMaria Eliete Santiago é a primeira filhada relação constituída por Dona Maria da Glória Santiago e peloSenhor Edson Felinto Santiago. Há 54 anos, a educadora vem contribuindo com a leitura crítica de crianças, jovens e adultos da rede pública de Pernambuco, na escola básica e no ensino superior. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua desde 1995,é vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educaçãoe coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE.
- ItemExpediente, ficha catalográfica, apresentação(2021) SAUL, Alexandre; RAMOS, Bruna Sola da Silva; SAMPAIO, MargareteA desigualdade social avança rápida e cruelmente, no mundo, catalisada por políticas e práticas opressivas indiferentes à dor e ao sofrimento humano. Tais políticas e práticas promovem distintas formas de violência, discriminação e a interdição dos indivíduos, como sujeitos históricos, produzindo a “morte em vida”. Nesse cenário, a pandemia do novo coronavírus acirrou e descortinou contradições e conflitos socioculturais que exigem da sociedade, com urgência, a denúncia de suas razões de ser e o anúncio de sua superação.
- ItemTraços da pedagogia de Paulo Freire na sala de aula do ensino superior: o rigor dialógico na ação didática humanizadora(2021) RAMOS, Bruna Sola da Silva; SAMPAIO, Margarete; SAUL, AlexandreNo presente artigo, discutimos a ação didática humanizadora no Ensino Superior, buscando traços do rigor dialógico freireano em experiências vivenciadas pelos autores em suas instituições de origem. Percorrendo caminhos da práxis freireana, apresentamos os pressupostos e categorias temáticas que orientam ações de ensino vivenciadas na Graduação e na Pós-Graduação, tomando a matriz crítico-dialógica de Paulo Freire como referencial para o planejamento e o desenvolvimento de disciplinas acadêmicas. No âmbito da sala de aula, apresentamos e discutimos duas propostas de ação didática, uma presencial e outra remota, nas quais buscamos partilhar caminhos possíveis para a construção de relações humanizadoras entre professores(as) e estudantes envolvidos na busca autêntica pelo conhecimento. Na base da proposição deste artigo, anuncia-se a vivência relacional que vem permitindo aos autores participar de uma rede colaborativa e coletiva de construção de conhecimentos que conectam nossas ações e fortalecem nossas lutas no campo da educação libertadora.