Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SAMPAIO, Fábio Ferrentini"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional no ensino de introdução a programação
    (2020) DARGAINS, André Rachman; SAMPAIO, Fábio Ferrentini
    Este trabalho é um estudo exploratório que se apoia em três pilares na busca por um melhor ensino de programação: a robótica educativa, a abordagem construcionista e a Taxonomia de Bloom revisada, com o intuito de identificar métodos e estratégias para o crescimento da qualidade do ensino de programação introdutória. Para isso, duas aplicações foram realizadas com alunos de ensino médio em escolas públicas do Rio de Janeiro, e seus resultados analisados e comparados com uma disciplina de programação oferecida por uma universidade federal local. Espera-se, com esse estudo, a possibilidade de construir novas propostas e identificar caminhos para o fomento da educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática em escolas públicas brasileiras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pensamento computacional, robótica e educação
    (2017) QUEIROZ, Rubens Lacerda; SAMPAIO, Fábio Ferrentini; SANTOS, Mônica Pereira dos
    Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso da robótica educacional com crianças do ensino fundamental I com o objetivo de investigar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão