Navegando por Autor "ROSTIROLA, Camila Regina"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDispositivos de accountability: efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco(2021) ROSTIROLA, Camila ReginaEste artigo teve por objetivo analisar os efeitos dos dispositivos de accountability (avaliação, prestação de contas e responsabilização) sobre escolas públicas de ensino médio pertencentes à rede estadual de Pernambuco. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no ensino médio. Os resultados da pesquisa demonstram que, no Estado de Pernambuco, os dispositivos de accountability têm acarretado efeitos como práticas de gaming, assim como cobrança e regulação via resultados das avaliações, indelevelmente, em relação ao trabalho docente.
- ItemO eu, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil(2022) MAGALHÃES, Tânia Zanella de Castilho; ROSTIROLA, Camila ReginaA temática da desigualdade ganhou visibilidade nos últimos anos, marcadamente, em função das transformações na economia e da globalização. Nesse cenário, vários documentos foram escritos na tentativa de minimizar desigualdades, preconceitos e discriminação existentes na sociedade e nas escolas. Nessa via, este estudo buscou relatar a experiência advinda da prática de estágio na Educação Infantil, visando sensibilizar os educandos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Constatou-se que o professor tem um papel fundamental ao trabalhar o tema da diversidade cultural em sala de aula, visto que cabe a ele propor atividades que se relacionem ao assunto, despertando no aluno a curiosidade, o respeito e a valorização pelas culturas