Navegando por Autor "ROCHA, Pedro Neves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividade com alunos de pedagogia sobre aprendizagem cooperativa e educação ambiental no ensino de ciências(2016) ROCHA, Pedro Neves; VIVEIRO, Alessandra AparecidaThe present work consists of an experience report on an activity coordinated by the author of this article, in a four-hour class, with a class of the fifth semester of the Degree in Pedagogy, in the discipline "School and Knowledge in Natural Sciences", taught by author teacher. This proposal aimed to promote to students a working experience with a curriculum theme of Science articulated to Environmental Education, in a perspective guided by Cooperative Learning. After this activity, we concluded that the experience was quite interesting as a way to encourage students to use cooperative learning methodologies. The option for a practical experience of the methodology seemed to us, due to the discussion with students, to be much more significant than a theoretical exposition of the theme. We also believe that the experience was able to show students that there is a possibility of working with EE without giving up school curricula.
- ItemO referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais(2021) ROCHA, Pedro Neves; DINIZ, Renato Eugênio da SilvaEste trabalho consistiu na caracterização geral das inserções da perspectiva freireana empesquisas sobre formação inicial de professores das ciências da natureza (EC), focalizadaem 16 artigos publicados de 2010 a 2020, e 21 teses e dissertações publicadas entre 2015 e2020. A partir da Análise de Conteúdo, as unidades foram levantadas e analisadas por trêsprocessos: quantificação das menções nos artigos; levantamento das seções de teses edissertaçõescommençõesaFreire;ecategorizaçãodasmençõesnasdimensõesontológica, gnosiológica, metodológica, e transformação da realidade. Como resultados,evidenciamosquemetadedosartigostrouxeaté5mençõesaoreferencial.Paraastesesedissertações,observamosque21pesquisasmencionaramFreirenasseçõesintrodutórias,enquanto17tambémutilizaramseureferencialemdiscussõeseconclusões, e 9 também basearam suas metodologias na perspectiva freireana. Ademais,notamosqueadimensãoontológicaapareceuemtodosostrabalhos,seguidadadimensãodetransformaçãodarealidade(em30pesquisas),gnosiológica(24)emetodológica (19). Assim, concluímos ser urgente uma maior aproximação do referencialfreireanoàformaçãode professoresdoEC, principalmenteemâmbitometodológico.