Navegando por Autor "RIGUE, Fernanda Monteiro"
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- ItemA Primeira República e o Ensino de Química no Brasil(2023) RIGUE, Fernanda Monteiro; CORRÊA, Guilherme CarlosBusca-se, por meio de uma perspectiva genealógica (FOUCAULT, 1979), apresentar o jogo de forças que configura a estratégia de instauração da Química na escola na Primeira República no Brasil. A analítica proposta percorre uma historicidade que demonstra os atravessamentos econômicos e políticos que contribuíram com uma nova orientação educativa para pensar a escolarização no Brasil, perpassando pela Reforma Benjamin Constant, pelo Período Getulista, por Francisco Campos e pela Escola Nova. O entrelaçar dessas forças e iniciativas possibilita o surgimento e a popularização de um Ensino de Química escolar fortemente influenciado pelas duas Guerras Mundiais, no qual a Química começa a tomar maior destaque enquanto disciplina nos currículos escolares ao final do período republicano brasileiro.
- ItemDo acolhimento à disciplina: um olhar para as instituições de reeducação(2024) MÜLLER, Andressa Coelho; DALMASO, Alice Copetti; RIGUE, Fernanda MonteiroO presente artigo visa compreender as noções de educação que circulam nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. É produzida, como metodologia de investigação científica, uma análise documental do Projeto Político Pedagógico de um abrigo institucional, permitindo identificar diversos processos desenvolvidos na instituição, os quais se aproximam do que Corrêa (2006) nomeia como garantias da escolarização (Corrêa, 2006). Por fim, procura-se criar possibilidades de estar junto com as crianças e jovens inadaptáveis (Deligny, 2018), potencializando encontros através da escuta, do afeto e do cuidado.
- ItemSignificações imaginárias sob a óptica de Cornélius Castoriadis: a pedagogia e a química em movimento(2021) DEUS, Ana Iara de; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de; RIGUE, Fernanda MonteiroO estudo é uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, elaborada a partir da experiência de Docência Orientada (DO), desenvolvida nos cursos de pedagogia e licenciatura em química em uma universidade pública brasileira, por meio dos questionamentos: Quais significações imaginárias instituídas e instituintes pairam nesses espaços específicos de formação? Existem similaridades entre esses dois cursos distintos de formação de professores? O objetivo deste artigo está inclinado em entrelaçar as experiências de DO e pautado pela necessidade de perceber se existem equivalências e/ou recorrências no modo como os estudantes desses dois cursos materializam suas visões, por meio da escrita, submetida à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Resultam do empreendimento as significações imaginárias que pairam sobre a própria formação inicial dos discentes, principalmente, aquelas decorrentes das ações desenvolvidas pelos professores formadores.