Navegando por Autor "RIBEIRO, Paula Regina Costa"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA produção da família no Brasil contemporâneo: uma análise de leis e decisões jurídicas(2019) KORNATZKI, Luciana; RIBEIRO, Paula Regina CostaA família pode ser concebida como um dispositivo que articula determinados discursos que são postos em disputa em torno da sua definição.
- ItemApresentação do dossiê - corpos, gêneros e sexualidades: tensionamentos e provocações para a educação(2023) SILVA, Elenita Queiroz Pinheiro; RIBEIRO, Paula Regina CostaO Dossiê Corpos, gêneros e sexualidades: tensionamentos e provocações a educação compõem um espaço de muitas vozes, sons, sensações, movimentos. Elas revelam e desmontam as tensões e as disputas em torno de corpos, gêneros e sexualidades, na/para a educação. Especialmente aquelas mobilizadas nos últimos anos, de forma mais contundente, quando dos ruídos gerados pela intensificação da onda da ofensiva antigênero em nosso país e em outras partes do mundo. Reunir e convocar vozes, sons, sensações e movimentos de pesquisadoras e pesquisadores que desnudam as políticas e produções de gênero e sexualidade interseccionadas com classe, raça, regionalidade, religiosidade e geração, marca a intenção de composição de leituras e análises dos diversos e intensos processos de subalternização, silenciamento e apagamento de determinados grupamentos – LGBTQIA+, negros e negras, povos originários, pessoas empobrecidas..
- ItemGêneros e sexualidades nos espaços educativos: estratégias de enfrentamento à homofobia(2015) LONGARAY, Deise Azevedo; RIBEIRO, Paula Regina CostaO artigo tem como proposta problematizar a produção das subjetividades lésbicas, gays, travestis e transexuais e discutir sobre algumas propostas pedagógicas de enfrentamento à homofobia na escola. O texto foi produzido a partir dos pressupostos teóricos da perspectiva foucaultiana e da teoria Queer.Discorremos sobre o entendimento de norma, anormalidade e normalidade, e discutimos sobre alguns espaços educativos que constituem os sujeitos LGBT, como a escola, a família, a mídia e as instituições religiosas.Apresentamos algumas estratégias de discussão da homofobia no espaço escolar, enfatizando a importância da produção de materiais didático-pedagógicos que contribuam para a minimização do preconceito no ambiente escolar e acadêmico.
- ItemLiteratura juvenil contemporânea: Representações de experiências homossexuais na escola(2018) AMARAL, Caroline Amaral; RIBEIRO, Paula Regina CostaEste artigo tem por finalidade discutir os significados que são (re)produzidos em livros juvenis contemporâneos acerca da experiência homossexual masculina no espaço da escola. Utiliza-se da noção de experiência a partir de Jorge Larrosa.
- Item“Lugar de indígena é onde ela quiser!”um estudo com mulheres indígenas universitárias.(2023) MOLINA, Karina; RIBEIRO, Paula Regina CostaEste artigo tem por objetivo problematizar a presença das mulheres indígenas em uma universidade federal do sul do Brasil. Por meio de uma investigação narrativa, entendida como o estudo da experiência, entrevistamos cinco acadêmicas indígenas de diferentes cursos da IFES. Propomos uma discussão acerca do papel que a educação superior tem desempenhado, enquanto aliada na luta pela visibilidade das mulheres indígenas, sujeitas marginalizadas da aldeia à academia. Para além da possibilidade de igualdade de oportunidades, as ações afirmativas resultam na qualificação universitária não apenas para a causa indígena, mas também para o retorno delas às aldeias. Ao mesmo tempo, estar na universidade implica às acadêmicas indígenas resistirem não apenas a sua realidade nas comunidades, mas na universidade também