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Navegando por Autor "RESENDE, Valéria Moreira"

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    Educação e sociedade: uma reflexão sobre os processos educativos da classe trabalhadora no sistema capitalista - Prof. Dr. Paulino José Orso
    (2021) NUNES, Klívia de Cássia Silva; RESENDE, Valéria Moreira
    A entrevista concedida pelo professor Paulino José Orso para abertura do Dossiêintitulado: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia –políticas de permanência e qualidade,apresenta reflexões sobre o direito à educação, em especial no momento presente, caracterizado pela intensa crise política e sanitária, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, de repercussão mundial e potencializada pelos desmandos do governo brasileiro. O autor nos apresenta um modelo de formaçãohumanapautadona perspectiva crítica, criativa e transformadora, engendrada nas novas relações sociais. A entrevista nos convida a uma importante reflexão e nos conclama à resistência e crítica ao desbarate das instituições sociais, especificamente a escola, em tempos de acirradas lutas sociais. Ressalta,ainda, a importância da Pedagogia Histórico-Crítica para compreensão da realidade concreta que se apresenta no projeto capitalista para a classe trabalhadora.
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    Perspectivas críticas sobre o direito à educação na Pandemia: reflexões para além da crise sanitária e os desmandos da Política Educacional Brasileira
    (2021) NUNES, Klívia de Cássia Silva; RESENDE, Valéria Moreira
    Este dossiê propõediscutir o direito à educação, enquanto direito público subjetivo, garantido na Constituição Federal de 1988, bem como posto nas legislações, resoluções e pareceres que organizam, sistematizam e efetivamo acesso à educação. Com relação ao direito público subjetivo, Cury (2002) diz que este reconhecimento implica ao Estado seu dever de atender a todos,em idade escolar,no cumprimento dos anos da escolaridade obrigatória
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    Regime especial de atividades não presenciais: a pandemia acentuando as desigualdades na educação infantil
    (2021) SILVA, João Vitor Santos Silva; NUNES, Klívia de Cássia Silva; SOUZA, Raquel Aparecida; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende; RESENDE, Valéria Moreira
    O artigo resulta de pesquisa que teve como objetivo analisar a oferta do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a educação infantil, a partir da percepção das professoras de escolas públicas do município de Santa Vitória, Minas Gerais. A pesquisa qualitativa utilizou-se do questionário para coleta de dados. Os resultados apontam inúmeros desafios enfrentados pelas docentes dentre os quais a falta de condições objetivas para viabilizar o ensino, uma vez que muitos professores e alunos não têm acesso à internet de qualidade e nem sempre possuem o domínio no manejo de aplicativos e plataformas digitais. Concluímos que o ensino não presencial deflagra o notório processo de exclusão digital em decorrência da exacerbada desigualdade social que marca a sociedade brasileira.

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ISSN 1518-6385

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