Navegando por Autor "REAL, Luciane Magalhães Corte"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBLOG - um espaço de construção da escrita na Educação Básica(2021) REAL, Luciane Magalhães Corte; STEPANSKI, Luciane Marilei PereiraA construção do processo da escrita tem sido um desafio desde a Educação Infantil até a Universidade. Em sala de aula, a cópia ainda é uma das metodologias mais utilizadas pelos docentes; os discentes “copiam do quadro”. O presente estudo foi realizado junto ao laboratório de informática com alunos de uma Escola Pública no sul do Brasil. Participaram da pesquisa 10 turmas das seguintes etapas da educação básica: ensino fundamental, ensino médio e alunos pertencentes à classe de aceleração. Neste artigo foram enfocados o estudo com uma turma do quarto ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso cujo objetivo foi a análise da construção da escrita dos alunos e a leitura no Blog da turma. As produções escritas analisadas foram uma carta; um livro; a escrita coletiva sobre tecnologias; reflexões sobre um filme e interpretações de leituras de um livro. Foram levantadas categorias para compreender a construção da escrita dos alunos. Também foram analisadas entrevistas executadas no final do projeto, que indicaram a preferência dos educandos ao escrever no computador, porque: “na sala de aula tem que olhar para o quadro e copiar”; “na informática tem que pensar”; “pode pesquisar para melhorar” entre outras verbalizações. Assim, a análise dos dados apontou para a escrita online, como uma possibilidade de desempenhar um percurso de escrita autônoma, com recursos que podem auxiliar o educando a desenvolver com mais propriedade sua criatividade e protagonismo dentro do processo de ensino-aprendizagem; valorizando sua escrita através da leitura compartilhada.
- ItemEspaços cooperativos: uma prática pedagógica na educação superior(2020) COBERLLINI, Silvana; REAL, Luciane Magalhães CorteEste trabalho se constitui em relato de uma prática realizada em duas turmas de uma disciplina a distância em que se procurou inovar na educação superior. A necessidade de inovação vem se tornando um imperativo e implica na construção de práticas pedagógicas que respondam ao contexto atual, colocando o discente como protagonista e o docente como orientador no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, planejou-se e executou-se a prática “Espaços Cooperativos” na qual se englobaram metodologias ativas, o tripé ensino, pesquisa e extensão bem como o uso de tecnologias, procurando fomentar a cooperação entre os integrantes. A prática se mostrou profícua em seus resultados, com boa aceitação e maior comprometimento no tocante às aprendizagens individuais e coletivas.