Navegando por Autor "RAUSCH, Rita Buzzi"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento profissional docente de professoras alfabetizadoras experientes na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC)(2023) BRUNS, Juliana Pedroso; RAUSCH, Rita BuzziObjetivou-se, neste artigo, analisar como acontece o desenvolvimento profissional docente de professoras alfabetizadoras experientes na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC). A metodologia utilizada é biográfica e a análise dos dados é a textual discursiva. Como referencial teórico utilizaram-se as contribuições de Garcia (1999, 2009a, 2009b, 2010), Vaillant e Garcia (2012, 2015, 2017) e Nóvoa (1992, 2009, 2010). Os resultados evidenciaram que: a) para todas as alfabetizadoras, o desejo de ser professora surgiu na infância; b) um período introdutório acompanhado por professores experientes é imprescindível, pois a formação inicial é a primeira etapa formal de um processo de desenvolvimento profissional que ocorre ao longo da vida do professor; e c) com o passar dos anos, as professoras sentiram-se mais confiantes. Espera-se que as narrativas favoreçam uma reflexão acerca do desenvolvimento profissional docente e que as políticas públicas de formação se atentem para as etapas desse desenvolvimento, que é contínuo.
- ItemNarrativas como possibilidades de desvelamento do impacto da modernidade/colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa(2024) TOMELIN, Nilton Bruno; RAUSCH, Rita BuzziEste texto tem por objetivo identificar a importância das narrativas para o desvelamento do impacto da modernidade e da colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa. Por meio de narrativas de membros de um grupo de autoformação docente, foram discutidos os conceitos de modernidade, colonialidade, autoformação e narrativas docentes teoricamente descritos. A análise deu-se pelo paradigma indiciário a partir da metáfora “A águia e a galinha”, em que os narradores apontaram demandas de sua profissão possivelmente relacionadas à materialização do binômio modernidade/colonialidade. A pesquisa relaciona as narrativas como instrumentos de subversão desse binômio e que permitem a reconstrução de histórias de vida com base em indícios de seu impacto sobre a docência.
- ItemPromoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa(2008) RAUSCH, Rita Buzzi; SADALLA, Ana Maria Falcão de AragãoPrinciples of investigative practice are commonly proposed as teaching methodological approach in the initial education of teachers, which constitutes a reflexive construction and learning for the teacher. Under this perspective, a great number of institu
- ItemSaberes docentes na compreensão de contadores professores(2016) DAL MAGRO, Cristian Baú; MANFROI, Leossânia; RAUSCH, Rita BuzziO objetivo central do estudo foi analisar a compreensão de contadores professores sobre os saberes docentes que contribuem ao processo ensino-aprendizagem.
- ItemVertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006(2008) LUCAS, Maria Aparecida Porto; RAUSCH, Rita BuzziA documental analysis has been made on the methodological and theoretical guidelines in the end of term papers of the Pedagogy Course at FURB University in 321 works from 2001 to 2006. It has been noticed that all the developed papers focused the educatio