Navegando por Autor "RAMOS, Géssica Priscila"
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- ItemEntre riquezas e pobrezas: a expansão da escola paulista no contexto da república(2020) RAMOS, Géssica PriscilaEste artigo objetiva fazer uma discussão inicial sobre a expansão da escola paulista, no contexto do surgimento, solidificação e desenvolvimento do período republicano brasileiro, buscando entender como o potencial econômico de São Paulo influenciou historicamente na educação escolar expandida. A partir de análise bibliográfica, seus resultados revelam que, apesar do desenvolvimento econômico do estado (inicialmente, com a cultura da cana-de-açúcar e do café e, posteriormente, no campo industrial e tecnológico) e da riqueza acumulada, a escola pública estadual expandida foi progressivamente desqualificada na mesma proporção que se democratizava. Assim, frente à necessidade de se socializar a escola, como ferramenta para o desenvolvimento econômico do estado e para atender a pressão populacional por escolarização, esse processo materializou-se com diferentes tempos e qualidades, segundo a classe social a que pertencia à criança.
- ItemMecanismos de avaliação e regulação da Universidade Federal Brasileira no REUNI: entre a proposta e o contrato.(2020) RAMOS, Géssica Priscila; ROTHEN, José Carlos; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira GalanThe Program to Support Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI), established in 2007, had as its main objective to expand access to and stay in higher education, based on a contract established between the Ministry of Education (MEC) and the Ministry of Education. Federal University with the definition of the necessary conditions for the physical, academic and pedagogical extension of the federal network. It was articulated with the state's management reforms, mainly because it was based on a management contract, which indicated goals to be achieved and its evaluation mechanisms. Based on these findings, this article aims to present and discuss the policy of Reuni, based on documentary research, highlighting the structure and functioning of the regulatory mechanisms of the Brazilian Federal University. We noticed that, although the process of joining the Program was voluntary by the unit, the MEC action in the University by the Reuni was invasive, hurting its autonomy in the political, financial and academic dimensions. "Institutional autonomy" was monitored, evaluated and regulated, reinforcing productivity and efficiency as its central management objectives. However, despite the mechanisms of evaluation and regulation present in the Reuni, the Brazilian federal universities agreed with the principle of the democratization of higher education and, therefore, they ended up being subject to such mechanisms to obtain financing to materialize it.
- ItemO Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública(2022) ROTHEN, José Carlos; RAMOS, Géssica Priscila; BORGES, Regilson Maciel; SILVEIRA, Ana Paula; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira GalanO artigo analisa as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A partir de um estudo documental e de entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais, toma como objeto de estudo os mecanismos de controle, tendo como categorias e subcategorias: procedimentos de contratualização (definição das metas)|| políticas institucionais (atores: papéis e responsabilidades|| ações de gestão)|| e performatividade (processos reguladores|| controle a distância|| processos de avaliação|| e prestação de contas). Os resultados indicam que, não obstante a conveniência da adesão ao Reuni pela UFSCar, posto pelos enlaces provenientes da compatibilidade de objetivos de expansão e do modelo gerencial adotado, o referido Programa acabou intensificando mecanismos da Nova Gestão Pública que já estavam presentes na gestão da universidade. Isso impactou diretamente na gestão da Instituição: a burocracia interna incorporou mecanismos de controle externo, atendendo à demanda de controle a distância, gerou novas demandas e ênfases, criando novos problemas administrativos e explicitando algumas deficiências da universidade a partir de seu processo de expansão pelo Reuni.