Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RAIMUNDO, Jerry Adriano"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A epistemologia da práxis como fenômeno formador do/a docente: um caminho possível?
    (2018) RAIMUNDO, Jerry Adriano; FAGUNDES, Mauricio Cesar
    Este artigo tem por objetivo problematizar as possibilidades e os limites da formação continuada desenvolvida por meio do exercício da epistemologia da práxis do/a professor/a, como resultante de seu trabalho docente. A epistelomologia da práxis desenvolvida neste artigo fundamenta-se no materialismo histórico dialético, como base para a construção de conhecimentos de uma formação crítica e emancipadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de periódicos CAPES/MEC
    (2018) RAIMUNDO, Jerry Adriano; FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória
    Neste artigo coloca-se em tela o estado da arte das pesquisas brasileiras sobre a formação de professores dos primeiros 15 anos do século XXI. Tem-se por objetivo questionar a quantidade, a frequência, a autoria, as origens das pesquisas e as suas correlações. Neste trabalho aponta-se a progressão do estudo desse tema, caracterizam-se e organizam-se informações para servir de base investigativa para outras pesquisas. Para isso, foram coletados os dados do Portal de periódicos da CAPES/MEC, utilizando o método estatístico para mapear as produções desse período. A pesquisa é de natureza quantitativa e descreve a categorização dos dados a fim de apontar o desencadeamento do tema no primeiro quindênio do presente século. Os resultados apontam lacunas de assuntos e decréscimo da frequência e quantidade de pesquisas sobre a formação de professores nesse período. Esta pesquisa teve como principais interlocutores: Romanowski e Ens (2006), André (2002), Brzezinski (2006, 2014), Gil (2008) e Ferreira (2002).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Parecer descritivo: a suficiência do relatório avaliativo do ensino fundamental I de Curitiba
    (2022) RAIMUNDO, Jerry Adriano; RODRIGUES, Kerolaine Aparecida Oniesko
    Mediante a queixa de alguns familiares e professores sobre o relatório avaliativo da escola, este artigo se valeu da seguinte questão direcionadora de pesquisa: O parecer descritivo do ensino fundamental I (AVALIA), das escolas públicas de Curitiba atende a sua própria função? Para respondê-la, utilizou-se a abordagem mista (Grupo Focal e Escala). Os resultados indicaram que o Parecer Descritivo tem um desenvolvimento histórico apontado para a sistematização do documento, mas o seu modelo não é compreensível para a família (87,22%) ou para os profissionais (72,28%), de modo que os professores consideram que o documento não cumpre a sua função de documento escolar (61,22%).

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão