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Navegando por Autor "RABELLO, Cíntia Regina Lacerda"

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    Edutenimento: ouso do Facebook como ferramenta de educação e entretenimento para engajar os alunos noensino de Anatomia
    (2023) FREITAS, Emília Cristina Benevides de; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; RABELLO, Cíntia Regina Lacerda; SPIEGEL, Carolina Nascimento
    O Facebook é o líder mundial no rankingdas redes sociais, e, de acordo com o site Statista, em 2022, ultrapassou 2,96bilhões de usuários ativos. Além disso, é uma ferramenta interativa, colaborativa, com possibilidades de compartilhamentos de links, vídeos, documentos, entre outros. Atentos às possibilidades das redes sociais, docentes de diferentes disciplinas vêm desenvolvendo suas práticas utilizando o Facebookcomo uma ferramenta de edutenimento. Este estudo tem por objetivo apresentar os resultados doprocesso de incorporação do Facebookcomo um dos ambientes virtuais da disciplina de Anatomia, buscando entender as possíveis contribuições de uma rede social vinculada ao ensino e aprendizagem de Anatomia.A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação prática,que permite ao pesquisador escolheras práticas pedagógicas baseadas nas suas experiências e nas necessidades dos seus alunos. Foi utilizadauma abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos, sobre o uso de uma rede social como ambientevirtual de aprendizagem para licenciandos em Educação Física, em uma universidade federallocalizada no Município do Rio de Janeiro. A geração de dados foi feita por meio da observação on-lineparticipante, das interações realizadas no ambiente da rede social e por um questionário para avaliar a percepção dos alunos sobre o aprendizado. Os discentes avaliaram positivamente o uso do Facebookno processo de ensino e aprendizagem. Por ser uma rede social utilizada como ambiente educacional, esta promoveu uma maior interação entre os indivíduos e acabou criando espontaneamente uma comunidade de aprendizagem composta por alunos, ex-alunos e professores.
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    Escolarização aberta no desenvolvimento de multiletramentos em projetos de proteção ambiental
    (2023) RABELLO, Cíntia Regina Lacerda; OKADA, Alexandra
    Este artigo investiga como a escolarização aberta pode contribuir para o desenvolvimento dos multiletramentos de crianças e jovens da Educação Básica a partir da realização de projetos relacionados à proteção ambiental como parte do projeto CONNECT entre os anos de 2021 e 2022. A pesquisa qualitativa analisa quatro experiências desenvolvidas em escolas no Brasil e no Reino Unido para responder a seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de escolarização aberta contribuíram para o desenvolvimento dos multiletramentos dos estudantes? Para isso, utilizamos a taxonomia dos letramentos digitais de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e também relacionamos o modelo CARE-KNOW-DO (OKADA; GRAY, 2023), desenvolvido para práticas de escolarização aberta, com a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Os resultados provenientes da análise das descrições dos projetos publicadas na página de Boas Práticas da plataforma CONNECT indicam que os estudantes se engajaram ativamente nas atividades propostas pelos projetos de refaunação, desenvolvendo multiletramentos e diferentes letramentos digitais, tais como letramentos com foco em linguagem e informação, além de letramento científico e midiático. O estudo ainda conclui que, apesar dos dois modelos propostos serem provenientes de campos diferentes do conhecimento, como ensino de ciências naturais (Biologia) e humanas (Linguagem), eles possuem várias características em comum, uma vez que ambos propõem processos educacionais voltados para a promoção da equidade e da cidadania por meio de práticas transformadoras nas quais os estudantes se tornam agentes do próprio aprendizado e capazes de transformar suas realidades.

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ISSN 1518-6385

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