Navegando por Autor "QUEIROZ, Delcele Mascarenhas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA produção de estudos sobre a lei 10.639 nas regiões norte e nordeste(2013) QUEIROZ, Delcele Mascarenhas; MACÊDO, Marluce de LimaNeste artigo apresentamos uma reflexão acerca da pesquisa acadêmica sobre a Lei 10.639/2003 e/ou temas relacionados à mesma, a partir da presença da temática no Encontro de Pesquisadores em Educação no Norte e Nordeste - EPENN, no período 2003 - quando a lei foi criada -, a 2011. Â A problemática central envolve a análise da presença, amplitude e constância da Lei no âmbito de pesquisas no campo da educação, observando o tratamento dado a esta nos trabalhos desenvolvidos, objetivando discutir as possibilidades de diálogos entre pesquisa e currículo.
- ItemApresentação(2016) PACHECO, Ana Claudia Lemos; QUEIROZ, Delcele MascarenhasAs pesquisas que compõem este dossiê abordam a educação na perspectiva dos grandes processos de mudanças estruturais. Em linhas gerais, partem de análises que privilegiam as dimensões da microanálise do cotidiano, articuladas à equação demo-crática acerca da “igualdade social na diversidade”, ou melhor, das diferenças nas quais estão estruturadas as desigualdades sociais e as novas configurações identitárias.O respeito às diferenças é central para uma sociedade democrática e multicultural. A discussão sobre a política de inclusão e de reconhecimento em torno das identidades sociais e políticas, no Brasil, remontam à década de 1980, com a eclosão dos chamados Novos Movimentos Sociais. Entretanto, as políticas efetivas de reconhecimento e/ou afirmativas implementadas pelo Estado brasileiro, direcionadas às populações negras e indígenas, só foram efetivadas a partir do século XXI, o que contribuiu para uma série de práticas pedagógicas voltadas para a problemática da diversidade cultural na escola e de pesquisas sobre o sistema de ensino. Destarte, além da preocupação com as práticas pedagógicas e com as formas de inserção de segmentos sociais historicamente excluídos no interior da escola, muitos(as) educadores(as), cientistas sociais e ativis-tas dos movimentos sociais contemporâneos demandam por ampliação de políticas públicas mais efetivas na área de educação para o conjunto da população brasileira.
- ItemAs mulheres negras brasileiras e o acesso à educação superior(2016) QUEIROZ, Delcele Mascarenhas; SANTOS, Carlinda Moreira dosO artigo apresenta conclusões de pesquisa que indagou sobre as relações de gênero, no contexto da política de ações afirmativas adotada para negros, por universidades brasileiras. A partir de estudo que indicava uma desvantagem das mulheres negras com a implementação dessa política, na UFBA, a pesquisa examinou a participação de mulheres negras, em cursos de elevado prestígio social naquela Instituição, em dois momentos: 2006 e 2010. Buscou ainda compreender o que se passa no cotidiano das mulheres que ali ingressaram. Os resultados indicam que o crescimento da participação de mulheres nesses cursos ocorre desigualmente entre os segmentos raciais. Confirmando o estudo que deu origem à pesquisa, as mulheres pretas, embora tivessem obtido uma sensível elevação de sua participação, formam o contingente de menor expressividade nos cursos de alto prestígio, mesmo naqueles onde as mulheres tiveram presença predominante, como Odontologia e Psicologia. Conclui-se que as mulheres pretas ainda se encontram em desvantagem em relação às mulheres pardas, e mais ainda em relação às brancas. Percebe-se também que seu cotidiano torna-se extremamente perverso pela atuação dos marcadores gênero, raça e classe, demandando dessas estudantes um esforço adicional para superar o preconceito e a discriminação presentes na sua experiência, particularmente no ambiente universitário.
- ItemEducação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA(2017) MACÊDO, Dinalva de Jesus Santana; LOPES, Marcos Luciano Messeder; QUEIROZ, Delcele MascarenhasEste artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogar com o universo sociocultural dos alunos.