Navegando por Autor "PIRES, André"
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- ItemNível de informação e conhecimento sobre políticas de inclusão no ensino superior: o caso de estudantes de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP(2021) TEIXEIRA, Cauê Ferreira; PIRES, AndréThe purpose of this paper is to identify whether information on policies for inclusion in higher education is effectively reaching those who constitute its target audience, it means young people who are completing basic education in public schools and / or who are part of ethnic groups minority races. Thus, starting from this question, we present in this paper information about the level of information and knowledge of third year high school students from a public and a private school in the municipality of Limeira-SP about affirmative action policies. The data, obtained through questions included in a socioeconomic questionnaire answered by ninety-three students (forty-eight in public school, forty-five in private school) and semi-structured interviews with five of these students (three in public school , two in private school), show that students of private school, although not in the horizon of contemplation of such policies, have a higher level of information about them, while among students of public school, which are included in the group of potential beneficiaries, the level of ignorance and misinformation is quite high. From this perspective, it is striking that only one public school student reported knowing and explaining the functioning of affirmative action policies. These findings denote the importance and urgency of developing more effective strategies for the dissemination and explanation of such policies to these students, who make up precisely their target audience.
- ItemProduções bibliográficas sobre o programa Universidade Para Todos (ProUni) entre 2005 e 2018: desenho do programa; perfil dos ingressantes; permanência e egressos(2020) PIRES, André; RIBEIRO, Maynara de Oliveira.Durante os anos de existência do Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2005, foram realizadas inúmeras pesquisas e discussões sobre suas funcionalidades e efetivação na inclusão de pessoas com baixa renda familiar per capita no Ensino Superior, contendo argumentos contrários e favoráveis ao seu desenho, implementação e resultados. Fundamentada no método de investigação de tipo “estado da arte”, este artigo procura analisar 52 produções qualificadas sobre o ProUni, visando melhor compreensão sobre as seguintes dimensões relacionadas ao programa: desenho do programa, perfil dos ingressantes, permanência dos bolsistas e egressos. De maneira sintética, a leitura destas produções indica que o ProUni tem atingido positivamente estudantes de baixa renda, antes com poucas chances de ingresso no Ensino Superior e que dificilmente seriam atendidos pelas IES públicas. Todavia, ainda são grandes os desafios em termos de propiciar condições adequadas para estes se manterem e concluírem seus cursos de graduação.
- ItemRenda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo(2015) PIRES, AndréBased on socioeconomic variables available in the Microdata from National Secondary Education Examination (Enem) 2012 for students of the State of São Paulo (Brazil), this article seeks to analyze if the social background of the candidates has a differentiating effect on characterization, aspirations and academic performance. Students were divided into two major groups having as selection criteria parental schooling and family monthly income. The results indicate that the social origin of students plays an important role in the differentiation of students, their aspirations and performance. Have a family with an income above 20 minimum wages or have one parent with higher education substantially increase the chances of the students do the exam at an age considered suitable, not having stopped studying in high school, have a white skin color; aspire to enter the public higher education and have objective conditions to do it and do better in performance in objective tests and writing. Finally, the text reflects on the uncomfortable fact that in 2012, in the richest state of the Brazil, social backgrounds still makedifference, as the datas seem to suggest
- ItemUma análise exploratória sobre seleção e inclusão no Ensino Superior brasileiro: do mérito herdado ao mérito relacional(2022) BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; PIRES, AndréEste artigo tem por objetivo propor uma análise exploratória sobre os sentidos do mérito nas políticas de inclusão no ensino superior brasileiro. O estudo focaliza o Enem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Lei de Cotas de 2012 e o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) das Universidades Estaduais Paulistas. O texto inicia-se com uma discussão sobre o mérito, a partir de produções clássicas e contemporâneas, para tratar, em seguida, das mudanças ocorridas nos princípios organizadores das políticas de seleção e acesso ao ensino, que passaram do mérito universal ao mérito relacional. A terceira parte trata de algumas ações institucionais que conjugaram o ENEM, a Lei de Cotas de 2012 e o Sisu como exemplos de articulação entre o mérito universal e o relacional no ingresso. O Pimesp, ao abolir critérios vinculados ao mérito relacional, acabou sendo objeto de muitas críticas. O artigo destaca a necessidade de que a revisão da referida Lei de Cotas, prevista para 2022, preserve este importante mecanismo de inclusão. A expansão do ingresso no ensino superior traz também desafios em relação às políticas de permanência e de egressos para que estas levem em conta a dimensão relacional do mérito.