Navegando por Autor "PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel"
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- ItemAprendizagem significativa na formação inicial do pedagogo: um olhar para as quatro operações matemáticas básicas(2022) HUF, Viviane Barbosa de Souza; HUF, Samuel Francisco; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida MacielO presente artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo examinar as contribuições de oficinas que abordam os conteúdos matemáticos por meio da metodologia de Resolução de Problemas e planejadas sob os pressupostos da aprendizagem significativa, oferecidas a acadêmicos do curso de Pedagogia. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com delineamento interpretativo e natureza aplicada e foi desenvolvida em duas etapas, sendo que a primeira buscou reconhecer as principais dificuldades dos acadêmicos do curso de Pedagogia. E, a segunda etapabuscou a superação dessas dificuldades por meio da realização de cinco oficinas, desenvolvidas em uma universidade pública do estado do Paraná, na cidade de Ponta Grossa, das quais participaram nove acadêmicas. Desta forma, este artigo tem como objetivo descrever e analisar as contribuições de uma dessas oficinas que teve como foco trabalhar os principais conceitos das quatro operações matemáticas básicas visando a aprendizagem significativa das participantes. Os resultados apontam que a oficina trouxe como contribuição a modificação dos subsunçores iniciais das participantesem decorrência das atividades desenvolvidas, oportunizando assim a diferenciação progressiva dos conceitos e indícios de aprendizagem significativa subordinada derivativa. Além de contribuir com o enriquecimento de práticas docente futuras envolvendo a metodologia de Resolução de Problemas.
- ItemJogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva(2019) MAMCASZ-VIGINHESKI, Lúcia Virginia; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SHIMAZAKI, Elsa Midori; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida MacielA alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual é um desafio ao professor do ensino regular, uma vez que a alfabetização desse estudante acontece juntamente com a alfabetização dos estudantes sem deficiência. Preocupados em auxiliar o professor do ensino regular nesta tarefa, este artigo apresenta algumas reflexões acerca do uso de jogos em sala de aula, como um recurso metodológico para a alfabetização matemática, assim como apresenta alguns jogos que podem ser adaptados para o ensino da disciplina de matemática para estudantes com deficiência visual. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e da experiência profissional em uma Sala de Recursos Multifuncional do Tipo II, a qual presta atendimento especializado para estudantes com deficiência visual. Verificou-se que, utilizados de forma adequada, os jogos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática para estudantes com essa deficiência, se considerados alguns cuidados necessários na sua utilização.
- ItemOs ‘eventos de instrução’ de gagné implicados aos jogos de quiz na matemática(2021) FERRASA, Ingrid Aline de Carvalho; SILVA, Giane Correia; MIQUELIN, Awdry Feisser; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SANTOS JUNIOR, Guataçara dosObjetivamos nesta pesquisa compreender de que maneira se efetiva o processo de aprendizagem da Matemática, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do Paraná. Para tanto, analisamos a execução de jogos de quiz no decorrerde um ano letivo, segundo os ‘eventos de instrução’ externo para a aprendizagem de Robert Gagné. Utilizando a base metodológica da Grounded Theorypara a coleta e análise dos dados da pesquisa, os resultados revelam que os eventos de instrução se fazem presentes em estratégias didáticas de jogos de quiz em sala de aula, na aprendizagem da Matemática. Apontamos ainda o ‘cativar o questionamento’ como um possível evento de instrução externo que pode satisfazer ou mesmo fornecer condições para o aprendizado com quizzes elaborados e desenvolvidos pelos próprios estudantes.