Navegando por Autor "PINHEIRO, Francisco Felipe de Aguiar"
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- Item“Escola sem partido” e alternativas para uma escola democrática no Brasil(2023) SANTOS JÚNIOR, Francisco Joatan Freita; PINHEIRO, Francisco Felipe de Aguiar; SOUSA, Joilson Silva deO artigo analisa as propostas educacionais do movimento “Escola sem Partido” e indica alternativas para uma escola democrática no Brasil. O objetivo é apontar as inconsistências teórico-pedagógicas das propostas do movimento “Escola sem Partido”, confrontando-as com as ideias de uma educação popular e democrática, no contexto histórico-político nacional. Parte-se da hipótese de que as propostas do ESP têm fundamentos de natureza autoritária, antidemocrática e anticientífica, beirando o totalitarismo. Adota-se como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e a análise documental com uma postura teórico-metodológica alinhada à epistemologia da história, sob a referência do método dialético regressivo de Bloch (2001) e à luz de pressupostos teóricos interdisciplinares dos campos da educação, filosofia e história. Conclui-se que a proposta da Escola sem Partido”, além de inconstitucional, constitui-se numa antipedagogia, ancorada numa filosofia da ordem reacionária e negacionista. Como alternativas democráticas, apontam-se duas propostas pedagógicas contra-hegemônicas: a crítico-social dos conteúdos de Libâneo (2014) e a histórico-crítica de Saviani (2008).
- ItemO projeto “escola sem partido” e o ensino de história no Brasilinquietações do tempo presente(2018) ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; PINHEIRO, Francisco Felipe de Aguiar; SOUSA, Joilson Silva deThis article seeks to analyze why the program “School without Party” proposals are fruits of the political conjuncture fierce by the ascent of fundamentalist and conservative ideas, phenomenon present in the presidential race in 2014. The objective is to point out the theoretical inconsistencies and unconstitutionalities of the conceptions that underlie the program “School without Party”, warning the risk that it represents for the proposal of a democratic education focused on the exercise of citizenship. The analysis has as guiding elements the conception of History of the present time and Public History, the teaching work centered on human collectivities, the scholarly category and the field of history teaching methodologically based on bibliographic review and documentary analysis. It is concluded that the proposed law investigated resumes educational principles of the times of the Military Dictatorship proposing a vigilance stance in schools, teachers, curricula and didactic materials determining the limits of the teacher's performance.