Navegando por Autor "PESSANHA, Fabiana Nery de Lima"
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- ItemDesafios de uma educação infantil pública e popular: diálogos necessários(2021) ALENCAR, Carolina Silva de; MACEDO, Nayara Alves; PESSANHA, Fabiana Nery de LimaO presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.
- ItemO financiamento da educação das crianças de 0 a 3 anos no município de São Gonçalo/RJ: limites e tensões entre o público e o privado(2021) PESSANHA, Fabiana Nery de LimaEste artigo problematiza as disputas pelos recursos públicos educacionais, tendo em vista as (re)atualizações das políticas neoliberais no cenário nacional. Em especial, tratamos da recente tramitação e regulamentação do (Novo) FUNDEB, buscando evidenciar as ofensivas privatistas sobre os recursos do Fundo. Sob a perspectiva teórico-metodológica do estudo de caso, destacamos as políticas e os interesses em disputa no campo do financiamento da educação das crianças de 0 a 3 anos, em São Gonçalo, município localizado na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, evidenciando o seu atendimento à creche. O cenário investigado revela a evidência do privatismo como característica educacional predominante, além do insuficiente atendimento ao direito à creche pelo poder público municipal.
- ItemPolíticas educacionais e o financiamento à creche em São Gonçalo/RJ: um estudo de caso (2011-2020)(2022) PESSANHA, Fabiana Nery de LimaO artigo problematiza o financiamento à creche entre os anos de 2011 a 2020, cenário de três políticas educacionais centrais, a saber: a integralidade da complementação dos 10% da União ao FUNDEB, em 2010; a instituição da obrigatoriedade da educação escolar dos 4 aos 17 anos de idade, em 2009 e a ratificação da pré-escola enquanto segmento educacional obrigatório, em 2013. Sob a perspectiva teórico-metodológica do Estudo de Caso, a análise da década (2011-2020) terá como lócus de investigação e problematização o município metropolitano de São Gonçalo/RJ, enfocando as políticas locais de atendimento às crianças de 0 a 3 anos, nesse município. Como resultado do estudo, evidencia-se que, apesar do aumento do número de matrículas na creche, na esfera pública estatal investigada, a garantia desse direito educacional, com qualidade e equidade social, na cidade, ainda se configura como um grande desafio.
- ItemQuestões éticas e epistemológicas no campo da pesquisa em educação: o desafio de se pesquisar com crianças(2023) PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; LOURENÇO, Florentino MariaO presente artigo objetiva produzir reflexões sobre questões nodais no campo da pesquisa em educação, particularmente, os desafios éticos e epistemológicos de se pesquisar com crianças. Consideram-se algumas singularidades da produção científica, tais como a perspectiva qualitativa de investigação, para a qual um dos desafios da pesquisa com crianças envolve reconhecer esse grupo como categoria social e política. O referencial teórico usado baseou-se nos estudos sociais da infância, a partir de revisão bibliográfica, focalizando o mergulho em estudos com crianças e seus pressupostos. Aponta-se para a necessidade de procedimentos teórico-metodológicos que contemplem uma perspectiva ética e alteritária, em diálogo com as concepções de infância subjacentes nas pesquisas com crianças.