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Navegando por Autor "PESSANHA, Fabiana Nery de Lima"

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    Desafios de uma educação infantil pública e popular: diálogos necessários
    (2021) ALENCAR, Carolina Silva de; MACEDO, Nayara Alves; PESSANHA, Fabiana Nery de Lima
    O presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.
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    O financiamento da educação das crianças de 0 a 3 anos no município de São Gonçalo/RJ: limites e tensões entre o público e o privado
    (2021) PESSANHA, Fabiana Nery de Lima
    Este artigo problematiza as disputas pelos recursos públicos educacionais, tendo em vista as (re)atualizações das políticas neoliberais no cenário nacional. Em especial, tratamos da recente tramitação e regulamentação do (Novo) FUNDEB, buscando evidenciar as ofensivas privatistas sobre os recursos do Fundo. Sob a perspectiva teórico-metodológica do estudo de caso, destacamos as políticas e os interesses em disputa no campo do financiamento da educação das crianças de 0 a 3 anos, em São Gonçalo, município localizado na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, evidenciando o seu atendimento à creche. O cenário investigado revela a evidência do privatismo como característica educacional predominante, além do insuficiente atendimento ao direito à creche pelo poder público municipal.
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    Políticas educacionais e o financiamento à creche em São Gonçalo/RJ: um estudo de caso (2011-2020)
    (2022) PESSANHA, Fabiana Nery de Lima
    O artigo problematiza o financiamento à creche entre os anos de 2011 a 2020, cenário de três políticas educacionais centrais, a saber: a integralidade da complementação dos 10% da União ao FUNDEB, em 2010; a instituição da obrigatoriedade da educação escolar dos 4 aos 17 anos de idade, em 2009 e a ratificação da pré-escola enquanto segmento educacional obrigatório, em 2013. Sob a perspectiva teórico-metodológica do Estudo de Caso, a análise da década (2011-2020) terá como lócus de investigação e problematização o município metropolitano de São Gonçalo/RJ, enfocando as políticas locais de atendimento às crianças de 0 a 3 anos, nesse município. Como resultado do estudo, evidencia-se que, apesar do aumento do número de matrículas na creche, na esfera pública estatal investigada, a garantia desse direito educacional, com qualidade e equidade social, na cidade, ainda se configura como um grande desafio.
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    Questões éticas e epistemológicas no campo da pesquisa em educação: o desafio de se pesquisar com crianças
    (2023) PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; LOURENÇO, Florentino Maria
    O presente artigo objetiva produzir reflexões sobre questões nodais no campo da pesquisa em educação, particularmente, os desafios éticos e epistemológicos de se pesquisar com crianças. Consideram-se algumas singularidades da produção científica, tais como a perspectiva qualitativa de investigação, para a qual um dos desafios da pesquisa com crianças envolve reconhecer esse grupo como categoria social e política. O referencial teórico usado baseou-se nos estudos sociais da infância, a partir de revisão bibliográfica, focalizando o mergulho em estudos com crianças e seus pressupostos. Aponta-se para a necessidade de procedimentos teórico-metodológicos que contemplem uma perspectiva ética e alteritária, em diálogo com as concepções de infância subjacentes nas pesquisas com crianças.

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ISSN 1518-6385

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