Navegando por Autor "PEREIRA, Evelyn Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA constituição de pedagogias negras na internet: um estudo das narrativas produzidas e disseminadas por youtubers negras(2021) PEREIRA, Evelyn Santos; ZUBARAN, Maria AngélicaO presente estudo aborda as narrativas e pedagogias culturais produzidas e disseminadas por youtubers negras no ambiente virtual. O objetivo central do artigo é analisar como são construídas e narradas as pedagogias negras nos espaços digitais e dimensionar seu impacto na construção de identidades femininas negras. A pesquisa está situada no campo dos Estudos Culturais em Educação e a metodologia utilizada é a análise cultural, com inspiração na etnografia virtual. Entre os principais resultados da pesquisa, destaca-se que as narrativas de si, produzidas pelas influenciadoras digitais negras, configuram-se como parte dos novos ativismos contemporâneos, como novas formas de resistência e de autodefinição de identidades femininas negras alternativas, que acionam pedagogias culturais de contestação e de empoderamento de jovens mulheres negras.
- ItemPedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas(2018) ZAGO, Luiz Felipe; GUIZZO, Bianca Salazar; PEREIRA, Evelyn SantosThe article undertakes a theoretical inquiry of the cultural conditions of body visibility through the practice of production and publication of self-portraits –called selfies –made by young girls. The objective is to analyze, from a culturalist approach, the ways how female students of one level of Public Brazilian High School use smartphones and social media to produce and share their selfies. The methodology design consisted of three meetings for discussion on the topics of body, image and technology, which were performed byone researcher with the volunteers. The neologism pedagoselfieis created to address the operation of a kind of pedagogy in the process of teaching and learning the significations and practices implied by the production of selfies, significations that encompass pedagogy, body, image and technology. It concludes that both the production and publication of selfies may be articulated to the circumscription of a singular regime of visibility of the present time, according as the exposition of a image of oneself to the other depends of a visual scrutiny the regulates the production, edition and publication of selfies on online social media.