Navegando por Autor "PAVAN, Ruth"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal(2018) PAVAN, RuthThis paper has stemmed from a post-doctoral research carried out in two universities, one in Brazil and the other in Portugal, which offer teacher education courses. The aim was to analyze the presence of Paulo Freire’s thought in teacher education courses. In order to do that, we used an open questionnaire as a data collection tool, which was answered by the total number of students selected to participate in the research. We have provisionally concluded that the plurality of understandings expressed in the students’ answers shows, on the one hand, the fragility of the discussion about the author’s work, but, on the other hand, the numerous possibilities that Paulo Freire’s writings provide. In this sense, along with the authors that have contributed to this research, we have reiterated both the pertinence and potentiality of Paulo Freire’s thought in the field of education.
- ItemA presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal(2018) PAVAN, RuthThis paper has stemmed from a post-doctoral research carried out in two universities, one in Brazil and the other in Portugal, which offer teacher education courses. The aim was to analyze the presence of Paulo Freire’s thought inteacher education courses. In order to do that, we used an open questionnaire as a data collection tool, which was answered by the total number of students selected to participate in the research. We have provisionally concluded that the plurality of understandings expressed in the students’ answers shows, on the one hand, the fragility of the discussion about the author’s work, but, on the other hand, the numerous possibilities that Paulo Freire’s writings provide. In this sense, along with the authors that have contributed to this research, we have reiterated both the pertinence and potentiality of Paulo Freire’s thought in the field of education.
- ItemAs identidades dos alunos em tempos de cultura digital: a percepção dos professores de educação básica(2014) BACKES, José Licínio; PAVAN, RuthO artigo centra-se nos efeitos percebidos pelos professores nas identidades dos alunos da educação básica em razão da cultura digital. Inspira-se no campo teórico dos Estudos Culturais, que tem como uma de suas preocupações mostrar os inúmeros efeitos que as TICs, como invenções humanas, produzem sobre nós e as transformações que elas trazem para a educação, problematizando os diferentes significados do ato de educar em tempos de cultura digital. Para identificar as mudanças observadas, foram aplicados questionários abertos para 20 professores de educação básica de uma escola da rede estadual localizada na região Centro-Oeste do Brasil. De acordo com nossas discussões teóricas, as características dos estudantes apontadas pelos professores podem ser vistas como prejudiciais ao processo educativo (desinteresse, agitação, distração, comodismo, dispersão), favoráveis (criatividade, interlocução, interesse, curiosidade, mais informação) ou, ainda, como uma mescla de ambos os tipos. De qualquer modo, elas mostram a condição dos estudantes pós-modernos, sujeitos que são um efeito dos inúmeros discursos que se dobram em seus corpos, incluindo os discursos midiáticos. Em razão desses discursos, suas identidades são constantemente ressignificadas.
- ItemContribuições dos indígenas para a construção de um currículo cosmopolita subalterno(2023) BACKES, José Licínio; PAVAN, RuthNo artigo, analisam-se as contribuições dos indígenas para a construção de um currículo cosmopolita subalterno. A pesquisa de campo envolveu entrevistas semiestruturadas com estudantes indígenas de cursos de licenciaturas de uma universidade brasileira. Pela análise qualitativa efetuada com base nas teorizações curriculares cosmopolitas e no campo da educação indígena, concluiu-se que os indígenas contribuem para a construção de currículos cosmopolitas subalternos de diferentes formas: luta contra os estereótipos; valorização das línguas maternas; reconhecimento de que a subalternização não se rompe com uma educação que subalterniza; necessária articulação entre conhecimento e contexto cultural; construção de laços de solidariedade com outros grupos subalternizados; e insistência em construir pontes e diálogo, mesmo com quem historicamente não o deseja.
- ItemO currículo da educação superior e a Ressignificação de identidades/diferenças(2015) PAVAN, RuthThe article aims to examine whether the narratives constructed in the late nineteenth century and early twentieth century, about black people still mark the curricula and identities in Brazilian society. The curriculum concept inspired by the post-critical theories, so we understand it as a field of struggle and contestation within the culture, producing identities and differences. Considering the historical dimension of the construction of black identity in Brazil, interviewed and analyzed the speech of black guys who come to higher education through Negraeva Project. The performed analysis, we point out that despite the curriculum currently still be based on the theories of miscegenation, the ideal of whitening and the myth of racial democracy, producing identities according to the white Western logic, the presence of black subjects in different courses of Higher Education, contributed to question these ideas as well, so other identities were produced in this time / space, re-meaning the identities of black and non-black subjects.
- ItemOs fundamentos da educação moderna sob suspeita: a crítica pós-estruturalista e a produção de identidades e diferenças(2015) TEDESCHI, Sirley Lizott; PAVAN, RuthNo texto analisam-se os fundamentos da educação moderna e as implicações na produção das identidades e diferenças dos sujeitos. Toma-se como referência o campo teórico pós-estruturalista e se entende que a educação na modernidade incorpora o conceito de sujeito epistêmico e a pedagogia do método e das técnicas de ensino. Reporta-se aos estudos de Nietzsche e Foucault em uma tentativa de pensar a educação, considerando a natureza produtiva do poder, sua relação com o saber e a produção de identidades e diferenças. Esses autores possibilitam contestar as identidades hegemônicas produzidas pela racionalidade moderna mostrando sua constituição no mundo cultural e social e abrindo espaços para a constituição de outras subjetividades, outras identidades, outras diferenças.