Navegando por Autor "PASCHOAL, Jaqueline Delgado"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação infantil em foco: desafios e perspectivas para a educação dos bebês(2016) PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MORENO, Gilmara Lupion; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; BARROS, Marta Silene deO artigo discute o trabalho pedagógico nas escolas infantis, a partir das concepções de professoras que atuam no berçário. O objetivo se justifica por problematizar o descompasso existente entre o que pensam e o que fazem essas profissionais, já que, na prática, os cuidados relacionados ao corpo da criança acontecem de maneira mecânica e dissociada de um trabalho intencionalmente educativo.
- ItemA inclusão na pré-escola obrigatória: uma análise da legislação(2019) PASCHOAL, Jaqueline DelgadoO objetivo desse estudo de caráter bibliográfico é discutir os impactos da obrigatoriedade da pré-escola na ação dos professores e os desafios para a concretização de um trabalho pedagógico inclusivo de qualidade, que promova o desenvolvimento integral de todas as crianças, independente de sua condição física ou intelectual.
- ItemA relação teoria e prática na formação docente: condição essencial para o trabalho pedagógico(2020) BARROS, Marta Silene Ferreira; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; VICENTINI, Dayanne; ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de; FERREIRA, Ana Letícia; BARROS, Priscila Cordeiro SoaresA formação docente se apresenta como um dos desafios na contemporaneidade. A proposta deste estudo busca discutir a relação teoria e prática na formação como elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. A partir disso, objetiva-se analisar de que modo a dicotomia ou a unidade teoria e prática pode influenciar na formação do professor.
- ItemArte e educação: o teatro como recurso metodológico no trabalho pedagógico na alfabetização(2019) BARROS, Marta Silene Ferreira; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; FERREIRA, Ana Letícia; BARROS, Priscila Cordeiro SoaresO presente estudo objetiva-se discutir a importância do teatro e sua relação com a educação no sentido de considerar os benefícios que esta linguagem pode proporcionar para o trabalho pedagógico na sala de aula, pensado como um elemento metodológico na prática de letrar e alfabetizar, enfatizando sua contribuição ao processo alfabetizador visando o desenvolvimento integral da criança.
- ItemEntre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade(2018) PASCHOAL, Jaqueline DelgadoA interpretação equivocada da Emenda Constitucional nº 59/2009, que determinou a matricula obrigatória da criança a partir dos quatro anos de idade, pode levar a pré-escola a ser compreendida como antecipação da escola, e a creche, como espaço de práticas assistencialistas por meio de programas de baixo custo, visto que esta não foi contemplada na prescrição legal. O propósito deste estudo de caráter bibliográfico é discutir o direito da criança à educação de qualidade, independentemente da obrigatoriedade ou da opção da família pelo acesso à creche. Desse modo, muitos são os desafios para que a Educação Infantil cumpra sua finalidade principal, que é a promoção do desenvolvimento integral da criança e a superação da fragmentação do trabalho pedagógico com crianças de zero a cinco anos de idade.
- ItemOs lugares da infância nos editoriais de moda: uma análise sobre a adultização da criança na sociedade do consumo(2020) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SILVA, Larissa Delgado Bueno da; PASCHOAL, Jaqueline DelgadoEste estudo teve o propósito de analisar criticamente as concepções de criança nos editoriais da moda, bem como avaliar se estes podem contribuir para o desenvolvimento precoce da “adultização” do consumidor infantil. Acredita-se que os discursos dos editoriais de moda infantil ditam padrões de beleza e de comportamentos semelhantes ao mundo adulto, principalmente em relação às roupas, acessórios, padrões estéticos e aos meios de consumo.