Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PASCHOAL, Jaqueline Delgado"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação infantil em foco: desafios e perspectivas para a educação dos bebês
    (2016) PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MORENO, Gilmara Lupion; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; BARROS, Marta Silene de
    O artigo discute o trabalho pedagógico nas escolas infantis, a partir das concepções de professoras que atuam no berçário. O objetivo se justifica por problematizar o descompasso existente entre o que pensam e o que fazem essas profissionais, já que, na prática, os cuidados relacionados ao corpo da criança acontecem de maneira mecânica e dissociada de um trabalho intencionalmente educativo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A inclusão na pré-escola obrigatória: uma análise da legislação
    (2019) PASCHOAL, Jaqueline Delgado
    O objetivo desse estudo de caráter bibliográfico é discutir os impactos da obrigatoriedade da pré-escola na ação dos professores e os desafios para a concretização de um trabalho pedagógico inclusivo de qualidade, que promova o desenvolvimento integral de todas as crianças, independente de sua condição física ou intelectual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A relação teoria e prática na formação docente: condição essencial para o trabalho pedagógico
    (2020) BARROS, Marta Silene Ferreira; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; VICENTINI, Dayanne; ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de; FERREIRA, Ana Letícia; BARROS, Priscila Cordeiro Soares
    A formação docente se apresenta como um dos desafios na contemporaneidade. A proposta deste estudo busca discutir a relação teoria e prática na formação como elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. A partir disso, objetiva-se analisar de que modo a dicotomia ou a unidade teoria e prática pode influenciar na formação do professor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Arte e educação: o teatro como recurso metodológico no trabalho pedagógico na alfabetização
    (2019) BARROS, Marta Silene Ferreira; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; FERREIRA, Ana Letícia; BARROS, Priscila Cordeiro Soares
    O presente estudo objetiva-se discutir a importância do teatro e sua relação com a educação no sentido de considerar os benefícios que esta linguagem pode proporcionar para o trabalho pedagógico na sala de aula, pensado como um elemento metodológico na prática de letrar e alfabetizar, enfatizando sua contribuição ao processo alfabetizador visando o desenvolvimento integral da criança.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Entre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade
    (2018) PASCHOAL, Jaqueline Delgado
    A interpretação equivocada da Emenda Constitucional nº 59/2009, que determinou a matricula obrigatória da criança a partir dos quatro anos de idade, pode levar a pré-escola a ser compreendida como antecipação da escola, e a creche, como espaço de práticas assistencialistas por meio de programas de baixo custo, visto que esta não foi contemplada na prescrição legal. O propósito deste estudo de caráter bibliográfico é discutir o direito da criança à educação de qualidade, independentemente da obrigatoriedade ou da opção da família pelo acesso à creche. Desse modo, muitos são os desafios para que a Educação Infantil cumpra sua finalidade principal, que é a promoção do desenvolvimento integral da criança e a superação da fragmentação do trabalho pedagógico com crianças de zero a cinco anos de idade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os lugares da infância nos editoriais de moda: uma análise sobre a adultização da criança na sociedade do consumo
    (2020) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SILVA, Larissa Delgado Bueno da; PASCHOAL, Jaqueline Delgado
    Este estudo teve o propósito de analisar criticamente as concepções de criança nos editoriais da moda, bem como avaliar se estes podem contribuir para o desenvolvimento precoce da “adultização” do consumidor infantil. Acredita-se que os discursos dos editoriais de moda infantil ditam padrões de beleza e de comportamentos semelhantes ao mundo adulto, principalmente em relação às roupas, acessórios, padrões estéticos e aos meios de consumo.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão