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Navegando por Autor "PAIXÃO, Jairo Antônio da"

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    Educação em unidades prisionais: considerações sobre a prática pedagógica de professores
    (2022) PAIXÃO, Jairo Antônio da; MAGALHÃES, Guilherme; CUSTÓDIO, Glauber César Cruz
    O presente estudo adotou a técnica Estado do Conhecimento e, a partir das pesquisas voltadas a analisar a atuação docente em unidades prisionais, descreve o aluno e as singularidades da docência nesses ambientes, detecta a necessidade de formação inicial e continuada para atuação em escolas prisionais e o desconhecimento prévio das especificidades da educação prisional por parte dos professores, verifica descompasso entre os textos oficiais e a realidade das escolas prisionais, revela diferentes obstáculos e dificuldades para a prática docente na educação prisional. No entanto, observa a existência de professores que revelaram gostarem de atuar em escola prisional e percebem que a formação docente ocorre por meio da prática cotidiana. Tem-se, com isso, a urgência de uma maior aproximação entre as políticas públicas no âmbito educacional, os professores e os gestores do estabelecimento penal, com vistas a ordenar ações que possam fortalecer parcerias necessárias em prol da formação educacional nas unidades prisionais do país.
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    Meio ambiente e práticas sustentáveis: reflexões a partir da Educação Fí­sica
    (2023) TEIXEIRA, Tanira Santos; FERREIRA, Carla Elaine Alves; SILVA, Juliane Lima; PAIXÃO, Jairo Antônio da; TRIANI, Felipe da Silva
    A sustentabilidade, no contexto brasileiro, ainda carece de atenção da população e das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A Educação Física exerce um papel importante nesse contexto. No campo da educação, contribui a partir de uma educação para a saúde, principalmente por meio do tema transversal meio ambiente. No campo da saúde, auxilia na promoção da saúde e da qualidade de vida por meio da oferta de um serviço de qualidade. Tendo em vista essas possíveis relações, o objetivo deste estudo é apresentar algumas possíveis reflexões sobre Educação Física e Sustentabilidade. Ao longo do manuscrito são apresentados alguns conceitos e suas possíveis relações com o campo da saúde, além dos possíveis impactos da prática da Atividade Física, da Educação Física e do Esporte sobre o desenvolvimento sustentável.
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    Origem, expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
    (2022) CORRÊA FILHO, Itamar de Oliveira; PAIXÃO, Jairo Antônio da; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e
    A Educação profissional e tecnológica assume nos últimos anos um importante papel de transformação social e de construção da cidadania de vários jovens e adultos brasileiros. Porém, os Institutos Federais ainda assumem para o capital a imagem de instituição de ensino que tem como finalidade atender prioritariamente à formação e à certificação de mão de obra para o mercado de trabalho local. Assim, para compreender os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica é fundamental conhecer e interpretar sua historicidade e entender a conjuntura social, econômica e política em que a Rede Federal e os Institutos Federais se constituíram. O presente estudo teve como objetivo realizar uma retrospectiva sobre os avanços e os retrocessos da Educação profissional e tecnológica no Brasil, considerando o período compreendido entre o Brasil Império até o fim do governo do presidente Michel Temer (2018), e, por meio desses dados, analisar os caminhos e as perspectivas futuras da Educação profissional e tecnológica no país. Destacou-se as transformações significativas que marcaram a Educação profissional e tecnológica no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em conclusão, notou-se uma considerável evolução social e educacional com os processos de expansão e de interiorização da Rede Federal, em que o principal objetivo foi reduzir os abismos educacionais nos processos formativos de jovens e adultos brasileiros. Todavia, compreende-se ainda as dificuldades impostas pelo atual governo e pelo sistema capitalista para a continuidade de um projeto educacional audacioso e necessário para o ensino profissional no Brasil.
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    Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica
    (2024) CORRÊA FILHO, Itamar de Oliveira; PAIXÃO, Jairo Antônio da
    O objetivo do presente artigo foi investigar elementos do percurso social e escolar dos estudantes dos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio do IF Sudeste MG, Campus Muriaé e identificar sua origem social, mediante uma análise sociológica. O debate teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Bourdieu e de autores do campo da Sociologia da Educação. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e se utilizou da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Identificou-se que, em sua maioria, os estudantes são originários de camadas populares. Destacou-se o alerta para que os Institutos Federais não se tornem espaços de eliminação branda de alunos do sistema educacional nem ambientes de reprodução das desigualdades sociais e escolares.

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ISSN 1518-6385

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