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Navegando por Autor "PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei"

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    Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão
    (2022) DALBOSCO, Claudio A.; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei
    Inspirado por Martha Nussbaum e tomando como referência a ideia formativa inerente à ascese amorosa, o artigo investiga o significado atribuído a Eros por Platão em O banquete. Primeiro, reconstruímos o discurso de Aristófanes, enfatizando o aspecto de dupla comédia da vida humana. Depois, analisamos o caráter formativo do discurso de Diotima em termos de um duplo ensinamento: o da sacerdotisa a Sócrates e o de Sócrates a nós. Em seguida, indicamos o quanto a dialética do amor, ao ter que responder à objeção de Alcibíades, conduz à mudança da postura de Sócrates à medida que a presença de Alcibíades o faz retornar ao mundo sensível. Por fim, destacamos a dimensão formativa da ascese do amor e da reversibilidade de papéis entre erasta e erômeno, amante e amado.
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    O educador contemporâneo: o ensinar como princípio social
    (2023) MOMETTI, Carlos; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei
    A Educação na contemporaneidade passa por transformações no que diz respeito a sua conceituação e atribuição de significados. Entender tais transformações e as novas demandas caracteriza-se como um dos papéis dos educadores e dos professores da atualidade, pois a partir deste movimento abrem-se novos caminhos para sua ressignificação e, por que não, reinvenção. Assim, cabe refletir sobre as certezas e incertezas que a nova humanidade digital, um dos aspectos mais significativos da referida mudança, aqui assumida como consequência da reontologização do sujeito contemporâneo, trará para a Educação, analisando tanto o seu contexto histórico como, também, o social. Neste sentido, o presente artigo possui por escopo compartilhar uma sistematização teórica acerca da origem do termo “educador” e dos seus desdobramentos para a Educação na contemporaneidade. Como percurso metodológico para construção da presente reflexão, recorre-se aos textos de Isócrates e da discussão platônica acerca da origem do termo educador e de sua função na sociedade grega, de modo a coadunar no que diz respeito aos aspectos da Educação contemporânea. Para além de uma conclusão, este texto propõe um quadro comparativo entre a atuação do educador no período pós homérico e a sua atuação hoje. Como sugestão para futuras reflexões, traz-se um esboço de pensamento que norteie os pressupostos teóricos da Educação e a necessidade de refletirmos sobre uma nova caracterização ontológica.

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ISSN 1518-6385

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