Navegando por Autor "OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado"
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- ItemA música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil(2021) SILVA, Mônica Araújo; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao MachadoO artigo tem como objetivo aproveitar as experiências dos autores com música e cinema na escola de Educação Infantil e perceber nelas o que pode vir a ser música para cinema. Há vivências que aconteceram sem intervenção ou planejamento, assim como outras que foram pensadas e planejadas. Apresentando a potência das narrativas docentes para as investigações sobre a formação de professores, o texto tem como matéria-prima principal quatro relatos da educadora-autora sobre suas primeiras experimentações com a criação de música para pequenos filmes produzidos na Educação Infantil. Esses relatos foram realizados no projeto de extensão e pesquisaLugar-escola e Cinema, situado no Cineclube Regente/Chae no Programa Cinema e Educação, da Prefeitura Municipal de Campinas. Ao manter os relatos (quase) na íntegra, garante-se o frescor, a simplicidade e a singularidade de cada uma das vivências autobiográficas relatadas logo após terem ocorrido, com maior proximidade do percurso de aprendizado docente operado pelos problemas colocados da música para o cinema e do cinema para a música na escola de Educação Infantil. O texto analisa os modos de envolvimento das crianças pequenas nesses processos de criação, tendo como mote a pergunta: o que seria música para cinema numa escola de Educação Infantil?
- ItemApresentação(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; PIOLLI, EvaldoBooks yet to be written are already on the shelf. We enter issue 4/2017 of ETD-Education Digital Theme magazine from inside a library. The black and white photo shifts it further into the past. In the age of digital content, we choose to enter the conversation with education through an environment under question in schools. What for? Surely, adults that we are, some nostalgia comes to us from these environments where we wandered so often... and we still wander, much less often... searching for what? Some author, theme or specific book, some chance encounter, some yellow book, some magazine with a die on the cover, some... And children and young people, born in front of screens, what would they do in a library? Would they waste time, since it is easier and faster to search for authors, subjects and books by means of keywords in virtual environments? In what situations would our answer be yes? Would there be educational reasons to bet on wandering around a library, since both the act and the environment are also possibilities to promote good encounters? Would this be a bet on leaving more free time for children and young people to discover worlds without already having a direction to follow?
- ItemApresentação: Número 1/2017 e Número Especial(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; DIAS JUNIOR, Antonio Carlos; MONTEIRO, AlexandrinaA ETD-Educação Temática Digital inicia o ano de 2017 de cara nova. Nesse número inauguramos umnovo estilo para nossas capas e um novo template.
- Item(Des)ocupar é resistir?(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; DIAS JUNIOR, Antonio Carlos; MONTEIRO, AlexandrinaCorria o mês de agosto de 2016 quando a revista ETD-Educação Temática Digital divulgou a chamada de artigos para o dossiê (Des)ocupar é resistir? agora publicado no primeiro número de 2017: Os temas dos textos, preferencialmente, devem traçar diálogos com as Políticas Educacionais e as Mobilizações Estudantis na contemporaneidade em especial os movimentos relacionados às ocupações das escolas públicas; as construções discursivas sobre políticas educacionais relacionadas às propostas de escolas sem partido, às questões de gênero, religião e laicidade no ensino público, bem como os sentidos e potencialidades que se desdobram dos verbos ocupar e resistir quando apropriados por esses movimentos em seus processos de aprendizagem e produções de subjetividades.
- ItemUma manhã (des)ocupada(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao MachadoAquele professor chegava à escola na qual trabalhava há mais de vinte anos em meio a muitos pensamentos. Em frente ao portão tirou do bolso um papel onde havia colado um trecho da entrevista de Suely Rolnik que havia lido no início da semana sobre “a hora da micropolítica”. Nesse trecho pareceu a ele que encontrava pistas para conversar com seus alunos sobre a pergunta que eles lhe haviam feito na outra semana: “ocupar é resistir?” Militante histórico de partidos de esquerda, releu e pensou sobre se e quanto ele se identificava com o que estava ali escrito: São práticas que incidem na dimensão micropolítica da existência coletiva e que não param de proliferar. Elas nos oferecem condições favoráveis para problematizar e ressignificar a palavra“resistência”, que ainda pode nos servir para qualificar a força das ações de desmontagem do intolerável, já que por ora não dispomos de uma palavra que tenha mais sintonia com o tipo de ativismo que vem sendo praticado.