Navegando por Autor "OLIVEIRA, Danilo Araujo de"
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- ItemA Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): tensões e disputas quanto ao sexo em pelo no currículo bareback Artigos(2023) OLIVEIRA, Danilo Araujo de; SALES, ShirleiEste artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado. A análise foi elaborada sob a perspectiva curricular pós-crítica. Compreendemos, no presente texto, que o currículo não se restringe às disciplinas escolares, mas se constitui em diferentes espaços e artefatos culturais. A metodologia utilizada articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana de um blog e três perfis do twitter. Nomeamos o conjunto heterogêneo de ditos localizados nesses sites de currículo bareback. O argumento desenvolvido é o de que, nesse currículo, produz-se a posição de sujeito preper, constituída com marcas específicas a partir da demanda do uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Essas marcas, no âmbito da prática sexual bareback, evidenciam tensões no modo de funcionamento da pedagogia anti-aids centrada no preservativo como método de prevenção.
- ItemNotas sobre o processo de inclusão/ exclusão de uma professora transexual(2016) DIAS, Alfrancio Ferreira; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; OLIVEIRA, Danilo Araujo deO propósito deste texto, influenciado pelas perspectivas pós-estruturalista e pós-crítica, é refletir sobre o processo formativo e a atuação profissional de uma professora transexual, a partir das políticas e práticas de regulação e subjetivação corporal e de gênero presentes no campo da educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevista narrativa, em que Lohanna expõe suas experiências de violências e sofrimentos, conquistas e lutas como estudante e professora. Suas narrativas indicam que as desestabilizações que pessoas transexuais provocam, ainda com grandes danos para elas, contêm possibilidades de desconstrução e desaprendizagem das regulações de gênero; e propõem o imperativo ético das instituições educativas transformarem suas práticas violentas e excludentes.