Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NICOLLI, Aline Andréia"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
    (2024) CARVALHO, Maria Adriana Santos; NICOLLI, Aline Andréia
    Objetivou-se analisar, nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, em suas edições ocorridas entre 2018 e 2021, as publicações que tratam da formação de professores de ciências e de biologia no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Encontraram-se 20 trabalhos. A maioria deles, publicada no ano de 2021, trata da formação inicial e foi desenvolvida na região Sudeste. Os trabalhos investigaram, predominantemente, o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Sobre os aspectos metodológicos, destacaram-se as pesquisas documentais, de abordagem qualitativa; e, quanto aos objetivos, buscou-se, predominantemente, fazer uma análise crítica e problematizadora da Base Nacional Comum Curricular.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino superior
    (2021) NASCIMENTO, Breno Cavalcante do; ARAÚJO, Rafael Dias; SILVA, Francisco Sidomar Oliveira da; NICOLLI, Aline Andréia
    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou estudar os discursos de professores a respeito do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em sala de aula, como artefato de suporte pedagógico no Ensino Superior. O corpus empírico contempla falas de 23 sujeitos atuantes em Cursos de Sistemas de Informação de três Instituições de Ensino Superior, da cidade de Rio Branco, Acre. A análise do material empírico indica uma vulnerabilidade formativa que os deixa inseguros para expor aspectos da profissão e elementos que caracterizam suas atuações em aula.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão