Navegando por Autor "NEUVALD, Luciane"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche e os desafios para a educação(2020) FERREIA, Lucinéia Aparecida; NEUVALD, LucianeO texto objetiva discutir a dimensão estético-trágica do pensamento de Nietzsche, pois suas ideias são provocativas e vão além do bem e do mal.
- ItemConteúdo e forma, razão e sensibilidade no processo de ensino-aprendizagem(2016) NEUVALD, Luciane; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo LiraPretende-se refletir sobre a relação entre conteúdo e forma a partir do par conceitual razão e sensibilidade. Entende-se que a experiência estética abre espaço para o diálogo entre os dois elementos que compõem o último par conceitual, contribuindo para que a relação entre conteúdo e forma resista ao dualismo e à espetacularização do ensino.
- ItemIndústria cultural e formação humana: reflexões a partir da perspectiva da teoria crítica(2024) PRIMO, Samoel Cordeiro de Souza; NEUVALD, LucianeEste texto aborda o paradoxo entre a indústria cultural e a formação humana, com base na teoria crítica. O texto utiliza uma metodologia bibliográfica, discutindo temas como educação, formação, semiformação, indústria cultural, capitalismo e emancipação. O objetivo é debater como a indústria cultural interfere na formação dos indivíduos. A contribuição dos processos educativos para o desenvolvimento da civilização é destacada, enfatizando a importância da criticidade e autorreflexão para evitar a barbárie. Os fundamentos da teoria crítica ressaltam a necessidade de um pensamento filosófico que oriente o sujeito para o esclarecimento. A educação para a emancipação é considerada a mais eficaz para a formação humana em uma sociedade explorada pelo capital. O estudo reconhece que novas questões surgirão, indo além dos limites desta pesquisa.